A velha promessa de economizar no ano que está chegando precisa sair do papel. Atitudes simples no dia a dia podem influenciar diretamente o seu orçamento, por isso é necessário tanta atenção. Seja para realizar a viagem dos sonhos, investir no curso que quer fazer ou qualquer outro plano, é possível criar estratégias para lidar com os gastos e economizar uma boa quantia de dinheiro ao final de cada mês.

Aumente seus conhecimentos sobre finanças pessoais

Pode parecer um tema complexo, mas saiba que é muito mais simples do que você imagina. As noções de finanças pessoais são um grande diferencial para poupar dinheiro no fim do mês. Existem diversos livros, blogs, canais no YouTube e até mesmo cursos que podem te ajudar a entender melhor essa área.

Elabore uma planilha de gastos

Além de vontade, o primeiro passo para quem deseja economizar é organizar os gastos mensais. Elabore uma planilha no Excel, evidenciando a sua renda mensal, seus gastos fixos e variáveis. A partir do momento que se tem dimensão do que é necessário e do que é impulso, é muito mais fácil elaborar estratégias para economizar. Analise os gastos que podem ser cortados ou diminuídos e verá a diferença que fará no orçamento.

Reveja seus hábitos de consumo

Com a ajuda da planilha, é possível considerar os gastos que podem ser diminuídos. Pequenas atitudes, como levar marmita para o almoço e deixar o carro na garagem em algumas situações, podem fazer grande diferença. Supondo que se gaste R$10,00 na marmita encomendada, são R$200 gastos por mês, sendo que se a comida tivesse sido preparada em casa e levada, se gastaria no máximo um quarto do valor.

Entenda que os gastos supérfluos são os principais vilões da economia. Parecem irrisórios, mas se somados, acabam consumindo boa parte do orçamento mensal.

Faça um fundo de reserva

É essencial ter um fundo para guardar o dinheiro economizado, seja ele poupança, seja qualquer outro método de investimento. Quando o dinheiro está parado na conta corrente, as chances de ser gasto são muito maiores. A cada mês deposite uma quantia pré-estabelecida no fundo de reserva. Outro aspecto interessante é acumular os famosos trocados. Comece a guardar todas as moedas e notas baixas que recebe como troco e verá que após um período juntará um bom dinheiro.

Estabeleça metas pessoais

A partir da análise do seu orçamento mensal, defina metas possíveis de serem realizadas. Inicialmente crie metas pequenas, com valores baixos de serem reservados, e aos poucos dificulte-as. As metas ajudam na organização e também servem como incentivo para pôr em prática as ações necessárias.

Viu como pode ser fácil reduzir seus gastos e economizar? Existem diversas dicas para começar o ano com o pé direito e, melhor ainda, com dinheiro sobrando.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro desde cedo

Por que é tão importante você trabalhar com o que gosta?

7 dicas para ser produtivo no trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!