O ano novo está quase chegando, e que tal no meio das suas promessas para 2019 colocar o objetivo de se tornar uma pessoa mais organizada?! Saiba que isso vai te ajudar muito a cumprir as metas preparadas para o ciclo que irá se iniciar. Para te auxiliar com o desafio, nós separamos algumas dicas.Confira!

Defina prioridades

Estabeleça níveis de prioridade à sua vida. Isso quer dizer que, em época de pré-vestibular, é melhor dar  mais atenção aos estudos do que às saídas de fim de semana, por exemplo. Não é para negligenciar atividades, mas apenas saber quais são as partes mais importantes da sua rotina, para assim destinar suas energias preferencialmente a elas. Entenda também que as prioridades podem mudar em cada fase da sua vida, pedindo que você esteja constantemente se autoavaliando.

Defina objetivos a curto prazo

Não se concentre apenas em objetivos a longo prazo, como passar no vestibular. Estabeleça também outras metas realizáveis aos poucos, como estudar tantos capítulos na semana ou realizar todos os exercícios da apostila na quinzena. Esse passo a passo vai te ajudar bastante a saber para onde ir. Além disso, serve como um elemento motivacional para você sentir que está conseguindo cumprir seus objetivos e progredindo com o tempo.

Tenha uma agenda

Liste todos os seus compromissos e organize-os em uma agenda, que pode ser de papel ou um aplicativo no celular. Utilize-se também de outros recursos visuais, como colocar um quadro no seu quarto ou espalhar papéis coloridos pelos lugares. O importante é estar sempre em contato com um overview de todos os seus afazeres do dia e não se esquecer de nada.

Crie hábitos

Procure distribuir suas atividades sempre em horários parecidos e sob as mesmas circunstâncias. Faça exercícios da apostila todas as tardes na sala de estar, por exemplo. Isso te ajuda a criar hábitos, fazendo com que seu corpo já aprenda que esses momentos são destinados para tal afazer, estabelecendo um padrão que é benéfico para o funcionamento do seu cérebro.

Mantenha o ambiente limpo

Não é só a rotina que precisa estar organizada; o espaço onde você vive também! Ninguém consegue manter a ordem em um quarto ou em um escritório bagunçado e sujo. Por isso, tire um tempo e mantenha o ambiente limpo, jogando fora o que for inútil. Aproveite esses momentos de faxina para colocar uma música e praticar o inglês cantando alto!

Durma bem e preocupe-se com sua saúde

Não deixe que a rotina apertada te obrigue a negligenciar cuidados básicos com a sua saúde, como comer de maneira balanceada, tomar bastante água e praticar esportes. Além disso, procure dormir e acordar cedo, mantendo regularidade nos horários.

Tire um tempo livre

Reserve um tempo livre de qualquer atividade apenas para descansar a mente. Ficar pilhado demais para cumprir todos objetivos e não separar momentos de relaxamento pode fazer você entrar em burnout, reduzindo bastante a produtividade diária.

Veja mais algumas dicas sobre organização:

7 dicas para ser produtivo no trabalho

5 hábitos para equilibrar os estudos com o trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!