Eis que você está estudando e lê, relê e lê de novo toda a matéria e sente que não entendeu nada. O mesmo acontece depois de ver um monte de slides na aula. Pois é, isso acontece! Para minimizar a desatenção e o cansaço, há uma série de atitudes que você pode adotar para “aprender a aprender”. Confira!

Faça anotações 

Um bom jeito de memorizar o que você está lendo ou assistindo na aula é escrever! Não é necessário copiar exatamente a página inteira ou tudo o que está no slide, mas sim redigir um resumo com suas próprias palavras. Utilize palavras-chave, setas, desenhos e qualquer outro elemento gráfico ou textual que faça sentido no momento da escrita. 

Dê intervalos 

Pode não ser muito efetivo passar horas e horas ininterruptas tentando se concentrar totalmente nos estudos. Na verdade, é melhor investir em técnicas como o método Pomodoro, que propõe a intercalação entre 25 minutos de concentração e 5 minutos de descanso, ou variações que não ultrapassem 45 minutos de concentração. Com o tempo, você encontra o que mais funciona para sua personalidade e consegue otimizar a carga de estudos.  

Concentre-se 

A concentração é fundamental para o aprendizado! Se você estiver meio “desligado”, não vai conseguir entender totalmente o que lê e ouve. Portanto, além de controlar os horários, é preciso otimizar o local de estudos. Encontre um espaço calmo e silencioso que te permita mergulhar nos livros ou nos vídeos e procure estar sempre concentrado. 

Fale consigo mesmo 

Você não vai parecer estranho ao sentar-se de frente ao espelho e começar a explicar a matéria para si mesmo. Na verdade, esse é um ótimo exercício para fixar o conteúdo! Você pode fingir que é um professor e tentar “ensinar” o que acabou de aprender usando suas próprias palavras. Assim também é possível visualizar se você realmente assimilou toda a matéria. 

Associe os conteúdos à sua realidade 

Muitos temas, inclusive do ensino regular, podem parecer muito distantes do dia a dia do estudante. Isso acaba atrapalhando o aprendizado. Buscando minimizar o problema, você pode, sempre que vir um conteúdo novo, tentar trazê-lo para sua realidade! Imagine um conflito visto em história acontecendo na sua vida e relacione os cálculos de matemática com problemas reais, por exemplo. Por meio de pequenos exercícios de imaginação como esses você consegue fixar a matéria de um jeito até mais divertido. 

Faça revisões 

Frequentemente, volte a conteúdos que você já viu. O interessante não é nem ler novamente a apostila ou as anotações do caderno, mas tentar se guiar pelas palavras-chave e explicar para você mesmo o conteúdo para ver se consegue se lembrar sem grandes problemas. Fazer exercícios também é um bom jeito de entrar em contato com temas vistos anteriormente. 

Persista 

De certa maneira, o aprendizado é construído pelo hábito! Você precisa se acostumar a estudar continuamente e manter seu cérebro treinado para assimilar novos conteúdos. Por isso, procure não desistir no primeiro sinal de cansaço e continue firme na sua rotina. 

Veja outras dicas que vão te ajudar nos estudos!

5 dicas para se manter concentrado nos estudos

6 dicas para acompanhar as atualidades para os vestibulares

Ouvir música atrapalha os estudos?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!