Existem vários benefícios quando uma carreira de freelancer é seguida, como a flexibilidade de horários, não pegar trânsito, ter a liberdade para tirar dias de folga… Mas também há algumas dificuldades, como manter a concentração e um ritmo ideal para o trabalho render. Por isso, para realizar todas as tarefas diárias, é essencial organizar a sua rotina. Quer algumas dicas de como planejar essa organização? Acompanhe o texto!

Local de trabalho ideal

Quem trabalha como freelancer deve organizar o ambiente de trabalho, e tudo começa com a escolha do local. Dessa forma, o seu cérebro entenderá que quando você estiver naquele determinado lugar, o momento é de trabalho e de concentração. Além disso, é preciso manter esse espaço bem arrumado com os itens de que você necessita para realizar as suas atividades.

Horários definidos

Claro que um freelancer tem flexibilidade e independência na escolha dos horários, mas é fundamental que você estipule um horário de expediente para fazer todas as tarefas no prazo. Assim, o risco de perder a hora ou de deixar trabalhos para trás é evitado, e você se previne de uma rotina desorganizada, que pode levar a muitas horas de trabalho por dia, ou até mesmo nos finais de semana. Os benefícios de se ter um horário fixo são: mais produtividade, mais tempo disponível para realizar outras atividades além do trabalho e um melhor planejamento da sua vida social.

Tenha uma rotina 

Estipule um horário para acordar e o tempo do seu horário de almoço, assim é possível organizar o seu dia com mais facilidade, definindo quando é momento de lazer e quando é de trabalho. Siga isso todos os dias e perceberá como o seu desempenho melhora e você evita a procrastinação!

Veja as prioridades

Todas as demandas têm a sua devida relevância, mas é fundamental estabelecer as que são prioridade. Anote as tarefas com uma ordem de importância, pois dessa forma você não realiza um trabalho que poderia ser feito em outro momento enquanto há outro mais urgente. Há algumas dicas para decidir o que é mais importante: veja as tarefas que têm um prazo menor de conclusão, o nível de dificuldade de cada uma (aquelas em que você gasta mais energia) e aquelas que exigem pesquisas para adquirir novas informações.

Tenha limites para as tarefas

Não exceda o limite de tarefas que pode realizar por dia, já que isso pode prejudicar a sua rotina e os seus resultados, além de ocasionar atrasos nas entregas. Não cumprir o prazo pode afetar a sua credibilidade profissional com o cliente, o que pode diminuir a quantidade de trabalhos no futuro. Então, ao fazer o seu planejamento diário de tarefas, realize aquelas que você sabe que concluirá no tempo ideal. 

Fique longe de distrações

Evite ficar perto de distrações que possam afetar a sua produtividade diária no trabalho de freelancer. Para isso, mantenha a disciplina! No seu local de trabalho, fique distante de televisões ligadas e evite acessar as redes sociais ou checar mensagens de celular. Não fique tentado a jogar “só um pouquinho” de videogame ou a trabalhar na cama, pois você pode ficar com muita preguiça de se dedicar às tarefas.

Tenha um tempo para fazer essa organização

Lembre-se de reservar um tempinho do seu dia para organizar a sua semana. Com esse hábito você economiza tempo quando realmente tiver que realizar as tarefas. Que tal deixar tudo da sua semana em ordem no domingo à noite ou na segunda de manhã? Ah, e separe um espaço para imprevistos, assim o andamentos de seus trabalhos não será prejudicado.

Essas são as dicas da Prepara para você organizar a sua rotina de freelancer. Fique ligado em nosso blog e confira outros posts que ajudarão no seu dia a dia: 

5 hábitos para melhorar os seus estudos

7 coisas que você pode fazer para ser mais organizado

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!