Você está estudando bastante, mas não está alcançando resultados satisfatórios? Acredita que é capaz de fazer mais e quer saber como melhorar? A Prepara sabe como é importante dedicar-se a algo e quer te ajudar! Por isso, criamos a lista abaixo com dicas para que você se torne um estudante de sucesso. Confira aqui:

Organize sua rotina

Um dos maiores problemas dos estudantes é estabelecer uma rotina e segui-la à risca. Esse planejamento da sua semana resultará em dias mais tranquilos e livres daquele sentimento incômodo de não ter feito nada. E se você conhece bem essa angústia e quer se livrar dela, comece agora mesmo a verificar quais dias ou horários você tem livres. Separe-os para se divertir e esquecer dos assuntos sérios, e delimite quais compromissos você deverá cumprir.

Estude todos os dias

Embora você tenha dividido seu horário entre lazer e trabalho, talvez não tenha separado um momento para continuar estudando as matérias que estudou nas aulas do dia. Revisá-las traz o benefício de guardar mais rapidamente a informação na memória.

E não, estudar diariamente não significa manter-se estrito ao que foi passado naquele dia, mas sim aprofundar-se nele e entender como e porque ele é importante para sua vida fora da sala de aula. Essa é uma atitude que o motivará mais e fará você se animar com aquela matéria complicada.

Descubra seu melhor método de estudo

Outro ponto importante é descobrir qual método de estudo é o ideal para você. Algumas pessoas preferem apenas ler silenciosamente, outras preferem discutir o assunto em voz alta e existem aquelas que procuram fazer perguntas sobre o assunto e depois respondê-las. Seja qual for sua preferência, é importante que ela seja um método eficaz para memorizar toda a matéria.

Escreva no papel

Esqueça os eletrônicos: você vai conseguir memorizar mais rápido se escrever com lápis ou caneta. Isso porque escrever estimula as células na base do nosso cérebro, denominado sistema reticular ativador. Esse sistema é o responsável por filtrar todo tipo de informação processada pelo cérebro, dando prioridade ao que mais é focado no momento.

Além disso, escrever é um processo lento que te faz prestar mais atenção no assunto, compreender tudo naquele instante e transcrevê-lo para o papel, fazendo com que você assimile mais facilmente todo o conteúdo.

Mantenha seu ambiente de estudo organizado

Uma das situações mais desanimadoras na hora de estudar é encontrar seu ambiente de estudos bagunçado ou sujo. Então procure não deixar roupas e outros objetos jogados. Sempre arrume suas coisas assim que terminar de usá-las, assim você manterá um senso de ordem que te deixará com a mente mais tranquila e organizada.

Troque o horário de estudo

Uma atitude que pode melhorar seu humor e sua capacidade de concentração é trocar o horário em que irá estudar. Pode ser que alternar a noite pelo dia seja mais favorável ao nível de atenção que pode dedicar a algum assunto, sem se cansar ou ficar tentado a pegar seu celular.

Dê a si mesmo pequenas recompensas

Algo que os estudantes não costumam fazer, mas que é tão importante quanto estudar diariamente é se recompensar. Esse esforço contínuo em melhorar e seguir com sua promessa merece um retorno significativo. Podem ser até coisas simples como comida, assistir TV ou sair com os amigos. Outro incentivo para se recompensar é que o prêmio final gerará ainda mais motivação para continuar estudando.

Está mais animado agora que você já conferiu nossas dicas para ter sucesso nessa etapa da sua vida? Conta pra gente qual o seu método de estudo aqui nos comentários!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!