Não existe o plano perfeito para estudar. Cada método funciona de um jeito, mas existem maneiras de tornar a rotina dos estudantes mais produtiva e, consequentemente, mais leve. Os hábitos rotineiros influenciam diretamente nos resultados que se alcançam no final do dia. Improdutividade não é sinônimo de falta de esforço; é apenas o seu corpo chamando a atenção para se preparar melhor e encarar o desafio dos estudos.

Monte um plano de estudos

O planejamento é um dos melhores hábitos para evitar improdutividade nos estudos. Divida as matérias em partes e as distribua pela semana de maneira que todas as atividades sejam realizadas. É importante seguir uma ordem lógica dos conteúdos estudados para que a complementação de matérias seja fixada com maior aproveitamento.

Defina horários

Quando você define horários fixos, o seu cérebro entende melhor as funções que precisa desempenhar naquele momento. Respeite os horários pré-estabelecidos e saiba definir corretamente intervalos para que o nível de atenção necessário para cumprir as atividades se mantenha.

Durma bem

O erro mais comum dos estudantes costuma ser diminuir o tempo de sono para ter um período maior de estudos. O organismo precisa de uma noite bem dormida para conseguir realizar todas as funções necessárias durante o dia, pois a capacidade cerebral está diretamente ligada ao sono. Manter uma rotina saudável de descanso pode ser o que estava faltando para a sua produtividade atingir a capacidade máxima.

Acabe com as distrações

Não minta para você mesmo dizendo que o celular não te atrapalha. As distrações são uma das formas mais fáceis de quebrar a produtividade, já que não permitem que você mantenha o foco necessário que a sua atividade exige. Crie o hábito de separar os momentos certos para fazer o que você gosta sem que eles atrapalhem a sua eficiência em estudar.

Beba água

Pode parecer um hábito bobo, mas a desidratação causa redução cognitiva. Não é necessário estar em nível crítico para que atrapalhe o funcionamento do cérebro. Uma desidratação leve o suficiente para sentir um pouco de sede já pode atrapalhar a eficiência. O ideal é consumir 2 litros de água por dia para se manter saudável e produtivo.

Coma adequadamente

Assim como a água, a alimentação é fundamental para conseguir enfrentar uma longa rotina de estudos de forma produtiva. O corpo precisa de energia para funcionar, e essa energia é provida pelos alimentos. É comum que algumas refeições sejam deixadas de lado devido à correria, mas é de extrema importância manter essa rotina para habituar o seu corpo a se alimentar da forma correta. Busque sempre fazer as três principais refeições do dia e consuma petiscos para manter sempre a energia do organismo completa.

Aproveite os seus ciclos produtivos

É provado que ninguém consegue se manter concentrado por mais de 30 ou 40 minutos. Aproveitar os ciclos produtivos significa aceitar essa situação e dar um intervalo para si mesmo. 3 minutos sem aquela tarefa que você está fazendo é mais do que suficiente para que seu cérebro consiga se reconectar e se concentrar para avançar com a atividade.

Lidar com a pressão das provas e com a quantidade de matérias não é fácil. Utilizar as ferramentas certas faz com que essa missão dos estudos ganhe um atalho para o sucesso em produtividade. Gostou das dicas? Veja também como fazer um cronograma de estudos.

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades? Conheça nosso curso preparatório para o Enem!