Quando chegam as férias, os alunos ficam em dúvida sobre a rotina de estudos. Uns pensam em parar totalmente, já outros planejam intensificá-los e estudar mais. O fato é que não é preciso nenhum dos dois extremos: é possível descansar e continuar firme na preparação para o vestibular. E nós te ajudamos com isso, então veja as nossas dicas!

Adapte o plano de estudos


É esperado que, a essa altura, você já esteja seguindo uma rotina que permita uma preparação organizada para os vestibulares que estão por vir. O ideal é adaptar seu planejamento para as férias, já que seguir a mesma estrutura utilizada no período regular pode não ser tão eficiente. Pensando nisso, reorganize o tempo de estudos e os assuntos para cada matéria, procurando criar algo realista e possível de ser cumprido com dedicação.

Concilie tempo livre e estudo


Reduzir as horas de estudo é uma boa opção para descansar sem parar totalmente. Além disso, você pode estudar em horários estratégicos, como na parte da manhã, sobrando o resto do dia para fazer outras atividades, por exemplo. Se você gosta de dormir até mais tarde, use o período da tarde e deixe a manhã livre. O importante é encontrar um meio-termo.

Aposte em revisões e exercícios


As férias podem frear a disposição para aprender matéria nova. Aproveite então para revisar o que já viu até aqui e fazer exercícios que reforcem o aprendizado. Procure também resolver provas antigas e anotar os conteúdos nos quais sentiu mais dificuldade. Com tudo isso, é possível deixar a rotina mais leve e se manter motivado a continuar os estudos durante o período.

Leia livros e assista a filmes


Invista em outras formas de estudo, como assistir a filmes que ensinam história, por exemplo. É possível conseguir muito conhecimento dessa maneira. Além disso, os vestibulares pedem alguns livros para as provas, então empregue o tempo para lê-los.  Assim você consegue se distrair enquanto não deixa a preparação de lado.

Não se culpe por descansar


Não tem problema algum em você usufruir da época de férias para repousar e fazer as coisas de que gosta. Tire as horas que precisar e veja o descanso como algo importante. Isso irá refrescar sua cabeça para voltar à rotina. Além do mais, as férias do meio do ano são bem curtinhas, e dispor de um dia ou outro para relaxar não vai atrapalhar muito quem já possui uma boa frequência de estudos durante o ano todo.

Mantenha o foco


Não é porque você resolveu descansar que precisa fazer isso todo o tempo e deixar os estudos de lado, não é mesmo? Sair totalmente do ritmo só vai te prejudicar e tornar a volta ainda mais difícil, desperdiçando um tempo precioso para a sua preparação para o Enem e os vestibulares. Então, nada de desistir totalmente e passar todos os dias sem tocar nos livros.

Lembre-se dos seus objetivos