Férias são aquele momento para descansar, dormir bastante e repor as energias para o próximo semestre que logo se inicia. Porém, com o passar dos dias, toda essa calmaria começa a ficar um pouco chata e traz uma sensação de tédio. Se você se encontra nessa situação, relaxa que estamos aqui para te ajudar! Para isso, separamos 7 dicas de atividades que você pode fazer para preencher o tempo livre. Vamos lá?

Aprender algo novo

Aproveite o tempo livre para aprender uma habilidade nova, que pode ser informática, pintura, desenho ou o que te interessar mais! Com a internet, é possível acessar tutoriais e videoaulas que ensinam a fazer diversas coisas. Quem sabe nesse processo você não descobre um hobby que vai durar por toda a sua vida? Basta tentar!

Praticar esportes

Se você não consegue praticar atividades físicas por falta de tempo, nas férias isso não é mais desculpa! O tédio de ficar dentro de casa pode ser substituído por esportes ao ar livre ou até mesmo um treino mais aprimorado de certas modalidades, como o futebol e a natação, por exemplo. O caminho é só achar algo de que goste e investir seu tempo ocioso nisso.

Tirar projetos antigos da gaveta

Todo mundo tem aqueles planos que estão arquivados há tempos ou ideias pensadas no passado, mas que acabaram ficando para depois. Que tal aproveitar os dias livres para enfim realizá-los? Pode ser o projeto antigo de escrever um livro ou mesmo o sonho de começar uma nova empresa! Já pensou iniciar um novo empreendimento nas férias?

Fazer passeios fotográficos pela cidade

Reserve um dia para apenas andar pela sua cidade, levando consigo uma máquina fotográfica ou simplesmente o seu celular. Caminhe pelos lugares em que você passa todos os dias e tente ver as coisas com outros olhos, e procure também conhecer partes novas. Esse exercício te ajuda a compreender melhor o local em que você vive e pode te dar ótimos insights para o futuro.

Praticar o inglês

Que tal aproveitar o período de férias para praticar o inglês? Você pode aproveitar as horas livres para assistir a filmes, ouvir músicas e conversar com os amigos. Assim é possível colocar o idioma no seu dia a dia e aumentar bastante o seu conhecimento de vocabulário.

Realize trabalhos voluntários

Você pode aproveitar o período de férias para dedicar seu tempo a ajudar outras pessoas, principalmente por meio de trabalhos voluntários. É possível encontrar órgãos e instituições na sua cidade que estão sempre em busca de pessoas para as mais variadas funções. Procure algo que te interesse mais e dedique o seu tempo para se envolver nesse tipo de projeto.

Estudar

Não há nada de errado se você utilizar as férias para estudar mais, ler aqueles livros que você queria ter lido no primeiro semestre ou se concentrar mais na preparação para o vestibular. Você pode empregar os dias em casa para rever conteúdos e fazer provas antigas, por exemplo. Com equilíbrio e moderação, é possível manter o ritmo dos estudos e ainda conciliar com momentos de descanso e diversão!

Se você precisa de uma forcinha para continuar estudando nos dias de férias, o blog da Prepara pode te ajudar! Confira alguns conteúdos para aqueles que estão de olhos atentos aos vestibulares:

7 atitudes essenciais na vida de um estudante

9 vantagens do estudo em grupo

Dicas e macetes para ir bem na prova de matemática do Enem

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!