O SISU, ou Sistema de Seleção Unificada, é um programa do Ministério da Educação (MEC) para oferecer vagas em universidades públicas do país por meio de um método automatizado, que utiliza as notas do ENEM ao invés do vestibular para classificar os candidatos.

Quando e quem pode se inscrever no SISU?

As seleções acontecem duas vezes por ano com inscrições gratuitas. Qualquer pessoa que tenha feito o ENEM no ano anterior e tenha tido um resultado maior do que zero na redação pode se candidatar a uma vaga pelo SISU, lembrando que não existe limite para idade ou renda.

A forma simplificada de se candidatar a uma universidade pelo SISU acaba incidindo em uma disputa bastante acirrada por uma vaga. Confira os cursos mais concorridos em 2018 segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira):

Curso

Inscrições por vaga

Audiovisual

67,54

Têxtil e Moda

47,72

Cinema

44,77

ABI - Enfermagem

42

ABI - Educação Física

35,68

Nutrição e Metabolismo

35,33

Medicina

34,99

Moda

32,81

Estética e Cosmética

30,60

Educação Física e Saúde

29,88

ABI - Ciências Biomédicas

29,20

Psicologia

28,36

Psicologia - Formação de Psicólogo

27,30

Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda

26,33

Fisioterapia

25,60


Se o curso da sua preferência está entre os mais concorridos, não se desespere: organize-se, pesquise sobre dicas e macetes para ir bem nas provas do ENEM, lembre-se de sempre revisar os conteúdos, e se sentir necessidade, estude em grupo de vez em quando. Com bastante dedicação e preparo, aos poucos a concorrência vai sendo eliminada e você será super capaz de alcançar a vaga na universidade que tanto deseja!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!