A preparação para o Enem é uma das etapas mais aguardadas por aqueles que desejam prestar provas de universidades e ser aprovados. A prova, que acontece em dois domingos seguidos, tem uma redação entre tantas disciplinas diferentes, e para mandar bem, fique atento a estas dicas importantes. Não se esqueça de treinar bastante e arrase no dia da prova! Confira:

Tenha domínio da modalidade de texto

Geralmente a modalidade de texto (tipo textual) é definida pela banca como dissertativo-argumentativo. Tenha sempre em mente que esse tipo de redação exige estrutura definida com argumentos e conclusão. Eles são importantes para que a redação não seja descaracterizada e anulada pela banca examinadora.

Entender a proposta de tema

Outro ponto para prestar atenção é entender a proposta de tema dada na prova. Saber interpretar o assunto é importantíssimo, afinal não é possível escolher um tema além daquele já estipulado. Lembre-se de que esse item também anula a redação caso não esteja adequado. Nada de receita de miojo no meio do texto!

Estruture os argumentos e parágrafos

Quando for começar a escrever, faça um rascunho na folha designada para isso. Ele te ajudará a estruturar as ideias e os argumentos, além das possíveis soluções que você trará para o texto. Basear seus argumentos em dados e informações de leituras que fez, como referências externas, além de enriquecer o texto mostrará que você está preparado e antenado com tudo o que acontece. Isso é muito importante!

Contextualize!

Trazer informações extras, como no tópico anterior, é muito importante. Dados e referências de jornais, revistas e pesquisas, é claro que ajudam e muito, mas de nada valem se não souber como contextualizá-los. Para isso, é importante entender como eles se relacionam à situação apresentada na redação, o que eles têm a ver com o assunto. Usá-los adequadamente é ainda mais importante do que apenas citá-los, para isso pense em causa e consequência.

Tudo tem solução

Todas os argumentos apoiam-se em um problema chave que está em discussão, por isso uma solução deve ser apresentada no fechamento do texto, ou seja, na conclusão. Lá, além de relembrar o que foi iniciado na introdução, traga também possíveis formas de solucionar as questões de forma prática, possível e visível.

Questão de tempo

São muitas questões em um único dia e em pouco tempo para resolvê-las como gostaríamos. Para não acontecer de escrever sem pensar bem e de forma desestruturada, separe um tempo só para a redação. Uma hora, pelo menos, é necessário para que você consiga separar os argumentos no rascunho e passar a limpo.

Cuidados importantes

Alguns outros cuidados são importantes. Preste atenção neles na hora de escrever e não se esqueça:

  • Não abrevie palavras. Redação não é rede social!
  • Não fuja do tema.
  • Respeite o número mínimo e máximo de linhas também para que não ultrapasse o limite e nem falte texto, e sua redação não seja anulada.
  • Não é permitido se identificar fora do espaço determinado para a assinatura do candidato.

Com essas dicas você estará mais do que preparado para arrasar na prova! Bons estudos!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!