O Enem já está quase chegando! E para estar preparado para os dias das provas, você precisa se informar sobre algumas regrinhas importantes. Afinal, você não quer perder os estudos por causa de um errinho bobo, não é mesmo? Então fique atento e confira uma sequência de informações sobre o exame que se aproxima.

Datas das provas

As provas do Enem serão aplicadas nos domingos 04 e 11 de novembro de 2018. O primeiro dia traz 45 questões de Ciências Humanas, 45 questões de Linguagens e uma redação. No segundo dia também serão 90 perguntas, metade de Matemática e a outra metade de Ciências da Natureza.

Confira previamente o seu local de prova descrito na confirmação de inscrição. Lembre-se de que não é possível realizar o exame em um lugar diferente daquele informado no cartão.  

Horários

Os portões dos locais de aplicação abrem ao meio-dia e fecham exatamente às 13 horas, segundo o horário oficial de Brasília. Os exames podem ser realizados a partir das 13:30. No domingo, dia 04, o tempo máximo é de cinco horas e meia, encerrando-se às 19 horas. Já no final de semana seguinte, dia 11, o tempo limite é até às 18:30, totalizando cinco horas de prova.

O que precisa levar?

Para se identificar na entrada da prova, o candidato precisa portar um documento original com foto, de preferência a Carteira de Identidade (RG). Além do RG, é permitido apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, o Certificado de Dispensa ou Reservista, o Passaporte ou a Carteira de Trabalho e Previdência Social. Caso tenha perdido seus documentos, leve um boletim de ocorrência emitido há no máximo 90 dias do primeiro dia do exame.

Para preencher a prova, é permitido levar uma caneta esferográfica preta e feita de material transparente. Não é possível realizar o exame com lapiseiras, marca textos, canetas opacas ou qualquer outro utensílio que fuja à norma.

O Cartão de Confirmação não é um documento obrigatório, mas caso seja possível, esteja com o seu para facilitar o acesso às salas.

Preenchimento do gabarito

Primeiro confira se todos os dados descritos no cartão de resposta estão corretos. Caso contrário, contate os aplicadores da sala. Tome cuidado na hora de preencher o gabarito, respeitando o estilo de demarcação explicado nas instruções. Questões com mais de uma resposta assinalada serão desconsideradas. A redação também possui um espaço específico na prova e você não deve exceder o limite de linhas permitidas.

O que não pode estar em cima da mesa

Durante a realização do exame, sua mesa pode contar com alguns poucos objetos, como uma caneta preta, uma garrafa de água, um lanche e o documento original com foto. Qualquer outra coisa deve ser guardada previamente em um plástico lacrado e colocado debaixo da carteira.

Enquanto faz a prova, você não pode portar materiais como:

  • Lápis, canetas, lapiseiras e qualquer outro que não atenda às especificações permitidas;
  • Smartphones, smartwatches, tablets ou qualquer outro dispositivo eletrônico;
  • Relógios de qualquer tipo;
  • Artigos de chapelaria, como bonés, chapéus, boinas, etc;
  • Óculos escuros;
  • Anotações de qualquer tipo;
  • Chaves e carteira;
  • Qualquer outro objeto indicado pelos aplicadores da prova.

O que não fazer na hora da prova

Em primeiro lugar, não se atrase! O portão fechará pontualmente às 13 horas segundo o horário de Brasília, sem exceções. Também não é possível estender o tempo limite para a realização da prova. Além disso, algumas outras posturas durante a aplicação do exame podem ocasionar a eliminação do candidato, como:

  • Qualquer tentativa de comunicação com alguém que não seja os aplicadores ou fiscais;
  • Uso de objetos não permitidos;
  • Qualquer tentativa de comunicação externa;
  • Perturbar os colegas de sala.

Qualquer outro exagero que os aplicadores considerarem pertinentes podem ocasionar a retirada do candidato de sala.

Dicas para os dias de prova

Agora que você já sabe as principais regras para os dias do Enem, confira algumas dicas que vão te ajudar a se sair bem nas provas.

Leia o edital

Acesse o site do Inep e confira o edital correspondente ao ano em que está fazendo a prova. Leia com atenção todas as páginas e informe-se sobre o que é permitido e o que deve ser evitado no dia da prova.

Planeje-se com antecedência

Não deixe as coisas para a última hora! Planeje-se bem antes conferindo o seu local de prova, calculando o tempo de deslocamento e separando os materiais e documentos necessários para a realização do exame.

Leve água

É importante que você se mantenha hidratado, por isso esteja com uma garrafa de água. Tome cuidado para não exagerar, pois idas excessivas ao banheiro podem tomar um tempo precioso.

Leve um lanche

Escolha algo leve que seja fácil de transportar, não espalhe cheiro e nem faça muito barulho. Você não precisa fazer uma refeição durante a prova! Apenas esteja com algo que mantenha os níveis de nutrientes que irão te ajudar na concentração.

Esteja confiante e tranquilo

Lembre-se do tanto que você se preparou para o exame e fique tranquilo! Acredite no seu potencial e faça o seu melhor!

Quer mais algumas dicas para se dar bem no Enem e nos vestibulares? Então confira nossas publicações:

Como otimizar o tempo durante uma prova de vestibular?

Como fazer uma revisão geral antes do Enem

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!