A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido como Enem, envolve muita dedicação aos estudos, persistência e disciplina. O conteúdo do exame é subdividido em duas provas menores, aplicadas em dois finais de semana diferentes, com um total de 10 horas e meia de duração. No entanto, não é apenas o conteúdo que deve estar na ponta da língua - o candidato também precisa estar preparado para enfrentar a pressão e lidar com o cansaço.

Por isso, entender a estrutura da prova e as características de suas perguntas, e ter uma boa estratégia é fundamental para alcançar um bom desempenho e conquistar a vaga na instituição dos sonhos. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas interessantes para manter um bom ritmo durante a resolução da prova e controlar o nervosismo. Dê uma olhada!

Antes da prova

Dedique-se aos estudos

Chegar ao Enem preparado é essencial. Não há uma fórmula mágica para organizar os estudos, mas é necessário criar uma rotina diária produtiva ao longo de todo o ano. Refaça exercícios, aprenda a matéria em profundidade, leia bastante e, principalmente, mantenha-se informado sobre os acontecimentos ao redor do mundo.

Atenção aos conteúdos importantes

Com uma grande variedade de questões, a prova exige uma bagagem prévia de todas disciplinas escolares. Por isso, equilibre os conhecimentos com os quais você se sente mais à vontade e aqueles que despertam mais dúvidas - o importante é não deixar nada de fora. Não se esqueça de consultar os principais assuntos que mais são cobrados no Exame antes de preparar a sua rotina de estudos.

Descanse no dia anterior à prova

Não há razão para revisar todo o conteúdo já estudado em uma única tarde. Além de cansativo, essa

abordagem pode deixá-lo ainda mais tenso. No dia anterior à prova, aproveite para descansar, ler um bom livro ou conversar com os amigos. Escolha atividades que te mantenham relaxado e tranquilo, pois elas podem trazer benefícios e ajudar a diminuir a tensão. Nós já listamos uma série de dicas para você controlar a ansiedade antes da prova, confira!

Durante o Exame

Mantenha-se calmo

Um pouquinho de nervosismo antes da prova faz bem. É a tensão que mantém você em estado de alerta e preparado para lidar com a situação. No entanto, deixar esse sentimento ir além do limite pode não ser uma boa ideia: em excesso, o estresse pode desconcentrar e gerar o famoso “branco”. Para manter a calma, trabalhe a respiração constantemente e abra o caderno de questões apenas quando sentir que é o momento certo.

Comece pelas questões mais fáceis

Uma boa dica é não seguir a ordem de questões pré-determinada pelo caderno de provas. Escolha começar pelo tema com que você tem mais afinidade, dando atenção às questões mais fáceis. Além de economizar tempo, resolver as questões corretamente lhe dará uma sensação gostosa de bom desempenho, o que vai dar um empurrãozinho na sua confiança!

Optar por iniciar a prova pelas questões mais desafiadoras - independente da disciplina - pode gerar frustrações desnecessárias, comprometendo sua atitude ao longo das demais resoluções.

Cuidado com o tempo

O Enem é uma prova extensa, com um grande número de questões desafiadoras. Portanto, atenção ao tempo! Controle o seu rendimento ao longo do Exame de maneira inteligente e foque em resolver o maior número de questões possíveis ainda no começo da prova, quando está descansado. Gastar muito tempo na resolução de uma única questão mais difícil pode não ser uma boa estratégia - e resultar em um prazo apertado para finalizar a prova.

Intercale as disciplinas

Alternar entre os diferentes temas da prova pode ser uma boa opção para melhorar o seu desempenho e ajudar a lidar com o estresse. Opte por resolver algumas questões relacionadas às disciplinas com as quais você se identifica, e depois resolva outras de matérias que demandem um pouquinho mais de atenção.

Além disso, alternar entre questões fáceis e difíceis pode ser uma boa estratégia, mas é importante frisar que você precisa encontrar o seu próprio ritmo: resolver primeiro todas as questões mais tranquilas de todas as matérias e depois as mais complexas ou, quem sabe, resolver três questões fáceis e uma desafiadora. Encontre o método que te deixe mais motivado e tranquilo!

Tire um tempinho para descansar

O Enem exige muito de seu candidato e é muito fácil sentir-se desgastado ainda no meio da prova. Portanto, após um determinado tempo dedicado às questões, faça uma pausa  para ir até o banheiro, caminhar um pouco e lavar o rosto. Movimentar-se ajuda a melhorar a circulação e descansar a mente, mesmo que por um breve período. Na volta, coma um lanchinho leve e hidrate-se.

Não se esqueça das questões que pulou (e do gabarito!)

Ao final do Exame, utilize os últimos minutos para voltar às questões que você pulou anteriormente e tente resolvê-las, controlando o tempo. Caso não consiga, opte por um “chute consciente”: não chute sem ler a questão e tente ao menos  eliminar as opções que acredita estarem erradas. Na sequência, é hora do gabarito! Respire fundo e, com bastante atenção, transcreva todas as respostas para o cartão.

Quer mais dicas como essa? Então veja outros conteúdos parecidos:

Como fazer uma revisão geral antes do Enem

Como lidar com a ansiedade pré-vestibular?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!