Boa parte dos dias de dezembro e de janeiro são reservados para as férias escolares. O ano letivo acabou e as preocupações com as notas semestrais dão lugar à tranquilidade e ao descanso. Porém, a preparação para o vestibular continua, e é preciso se manter firme e não perder o pique de estudos. Para te ajudar, apresentamos algumas dicas do que fazer para continuar estudando durante as férias.

Crie uma rotina leve

Tentar manter a mesma rotina de estudos seguida durante o ano letivo pode não funcionar muito bem. Assim, é mais indicado criar um planejamento voltado para as férias. Escolha o período do dia em que você se sente mais confortável, defina uma carga horária leve e metas de aprendizado brandas. O importante é pensar em um cronograma executável, mesmo com todos os compromissos comuns nos meses de dezembro e janeiro.

Descanse

Não se sinta culpado por aqueles dias em que você não quer fazer nada! Tudo bem, as férias estão aí é para isso mesmo. Entenda que descansar a mente e repor as energias fazem parte do processo de preparação para o Enem. Só não pode se deixar levar pela preguiça sempre, né?!

Concilie os estudos com suas atividades

Você não precisa deixar de sair com os amigos nem faltar às festinhas do final de ano. Aproveite essas e tantas outras atividades, como passear no parque, comprar os presentes no centro da cidade ou viajar para a praia. Além disso, aproveite o tempo livre para praticar algum esporte, mantendo uma rotina saudável que te ajude a estudar melhor.

Estude de outras maneiras

Os estudos não precisam se restringir à leitura de teorias nos livros. É possível aprender de diversas outras formas, visitando museus, assistindo a filmes sobre fatos históricos ou lendo livros muito importantes para os vestibulares, por exemplo. Ao variar a forma de estudar, você consegue construir aprendizado de maneira leve e que não cause tanto cansaço.

Faça revisões

Apostar em revisões de matérias é uma boa opção para o aluno que não terá o apoio do professor para aprender novos conteúdos durante as férias. Além disso, você pode refazer as provas dos vestibulares antigos, visando se acostumar com o ritmo e com o estilo de perguntas dos exames.

Mantenha o foco

Não esqueça do objetivo de mandar bem no Enem e nos vestibulares durantes as férias. Descanse, saia com os amigos, curta as festas de final de ano, mas continue focado em estudar. Lembre-se de que seus esforços podem te oferecer dezembros e janeiros bem mais tranquilos no futuro!

Quer mandar bem no Enem e nos principais vestibulares do país? Então se liga nessas dicas:

5 coisas que nunca te contaram sobre vestibulares

Dicas para mandar bem na redação do Enem

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!