“Qual será a diferença entre as provas aplicadas para o ingresso dos estudantes nas instituições de ensino brasileiras?” É muito natural que os vestibulandos tenham dúvidas como essa; afinal, existem diversas provas de vestibular por todo o país. Mas para ajudar você a acabar com as suas dúvidas, nós explicamos as principais características das provas mais realizadas pelos brasileiros: Enem, Fuvest e o vestibular da Unicamp. Vamos entender as suas diferenças? Acompanhe. 

Unicamp

Primeira fase

A primeira fase do vestibular da instituição é composta por 90 questões de múltipla escolha. Um diferencial interessante é que, ao invés das cinco alternativas, comuns nos outros grandes vestibulares, as questões do vestibular da Unicamp têm apenas quatro alternativas cada. De maneira geral, a prova traz aborda temas importantes, aprendidos ao longo do ensino médio, e há breve contextualização em todos os enunciados.

Ao todo, são 13 questões de língua portuguesa e literatura, e outras 13 questões de matemática. Já as disciplinas de geografia, história, química, física e biologia contam com nove questões cada uma. A língua inglesa, por outro lado, tem apenas sete questões. Por fim, outras 12 questões são consideradas interdisciplinares. Nessa fase, todas as questões e disciplinas têm o mesmo peso: um ponto cada uma. 

Segunda fase

Já na segunda fase, o candidato enfrentará dois dias de prova. Nesse momento, todas as respostas devem ser dissertativas, e cada disciplina terá seis questões. Em muitos casos, os exercícios exigem que os candidatos não só demonstram os seus conhecimentos, mas também sua capacidade analítica e de interpretação. No entanto, é sempre importante se lembrar de ser objetivo e coeso em suas respostas, OK? 

No primeiro dia, o aluno fará a prova de redação, escolhendo uma das duas propostas da prova, além de responder oito questões de língua portuguesa e literatura, e outras duas questões interdisciplinares envolvendo inglês, ciências da natureza e ciências humanas.

O segundo dia será dividido em dois momentos. Primeiro, os candidatos responderão seis questões de matemática e quatro questões interdisciplinares. Depois, serão respondidas outras 12 questões, as quais terão como conteúdo áreas específicas e correspondentes ao curso escolhido pelo aluno. 

Fuvest

Primeira fase

Nessa fase do vestibular, o candidato deverá responder 90 questões de múltipla escolha em até cinco horas de prova. Serão avaliados os conhecimentos relacionados às principais disciplinas do ensino médio, entre as quais estão matemática, português, literatura, história, geografia, física, química, biologia e inglês. 

Nesse caso, é importante ressaltar que a primeira fase da Fuvest é considerada extremamente extensa e cansativa. Por isso, é necessário estar preparado para enfrentá-la. Vale ter em mente que nessa fase todas as questões e disciplinas têm o mesmo peso: um ponto cada uma. 

Segunda fase

A segunda fase da Fuvest sofreu algumas modificações recentemente. Atualmente, essa etapa tem apenas dois dias de prova. No primeiro dia, o candidato responderá dez questões de língua portuguesa e fará uma redação. Já no segundo dia, serão outras 12 questões sobre duas, três ou quatro disciplinas específicas - determinadas segundo o edital e de acordo com o curso que o candidato escolheu prestar. 

Em ambos os dias, as questões terão formato dissertativo. Assim como ocorre no vestibular da Unicamp, o candidato deve sempre estar atento para ser objetivo e conciso em suas respostas, evitando cometer erros ou gastar tempo com informações que não influenciarão diretamente sua nota final. 

Enem

Diferentemente dos vestibulares da Unicamp e da Fuvest, o Exame Nacional do Ensino Médio tem apenas uma única fase, mas é aplicado em dois domingos consecutivos. 

No primeiro dia de prova, os candidatos cobrirão o caderno Ciências Humanas e suas Tecnologias, com 45 questões das disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia, e também o caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, com 45 questões de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira - escolhida no ato da inscrição. Ainda nessa etapa, o candidato deverá redigir a sua redação, com base na proposta formulada pelo exame.

Uma semana depois, no segundo dia de prova, os candidatos irão fazer a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, caderno com 45 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de biologia, química e física. Na mesma oportunidade, serão respondidas as questões de matemática, no caderno Matemática e suas Tecnologias, com 45 exercícios. Vale lembrar que, em ambos os dias de prova, todas as questões são de múltipla escolha. 

Apesar do número expressivo de questões - ao todo são 180 perguntas -, o Enem tem como seu diferencial a valorização dos temas atuais e a abordagem de acontecimentos recentes em suas questões. Dessa maneira, o candidato deve se preparar para ir além dos conteúdos abordados durante o ensino médio. Outro ponto significativo é que o Enem tem enunciados muito extensos; portanto, deve-se estar preparado para ler bastante! 

E aí, entendeu as diferenças entre os vestibulares da Unicamp e da Fuvest e o Enem? É muito importante que você perceba como as provas possuem características diferentes em suas primeiras e segundas fases, compreendendo de que maneira você pode direcionar os seus estudos, treinar de acordo com a estrutura das perguntas de cada um e alcançar a tão sonhada aprovação!

Se você está se preparando para o vestibular, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

5 dicas para se manter concentrado nos estudos

Por que fazer anotações na sala de aula é importante?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!