Estudar história para o vestibular exige exercitar a interpretação e os conhecimentos gerais sobre um contexto histórico. Uma das coisas boas da parte de Ciências Humanas do exame é ela não trabalhar com datas ou com características muito pontuais de cada época, como pedir para você adivinhar o nome de algum presidente, por exemplo.

 Dessa forma, o melhor jeito de interpretar as questões da prova é conhecendo realmente os acontecimentos e entendendo a história como um todo, e não decorando dados ou nomes. A Prepara vai te ajudar nessa e vai mostrar 3 filmes e 1 documentário sobre assuntos históricos diversos. Arrase!

 O Nome da Rosa – 1986

 

Imagem retirada do site oficial do mosteiro de gravação do filme.

 Esse filme é indicado para você se aprofundar na história da Idade Média. O século retratado é o 14, uma época em que a Igreja Católica ainda tinha força sobre todos, espiritual e materialmente. 

 O personagem principal é um monge franciscano que é chamado para resolver o mistério de um mosteiro beneditino. Então, assistindo à trama, aprender como era a organização da Igreja Católica, a Ordem dos Franciscanos e a dos Beneditinos vai ficar muito mais fácil!

 Tempos Modernos – 1936

 

Com a atuação do famoso Charles Chaplin, Tempos Modernos ensina muito sobre a Revolução Industrial. O personagem trabalha em uma linha de montagem em que as máquinas são extremamente repetitivas e as peças exigem reparos cada vez mais rápidos.

 Esse filme mostra a realidade em que as produções começaram a ser de massa, exemplificando o modelo taylorista-fordista de fábricas que queriam o lucro acima de tudo. Podemos perceber a exploração extrema do trabalhador quando ele deve ficar o tempo máximo possível na indústria, produzindo mais em menos tempo.

 Hiroshima: O Dia Seguinte – 2015

 

Esse documentário é bem chocante porque mostra o que aconteceu 24 horas depois de a bomba nuclear ser lançada em Hiroshima. Os sobreviventes que vivenciaram o dia e os homens que planejaram essa missão dão seus depoimentos e temos acesso a imagens reais!

 No dia 5 de agosto de 1945, a primeira e única bomba atômica no mundo fez parte da operação mais secreta das Forças Armadas Americanas. Assistir a esse documentário vai te ajudar a entender o contexto da Segunda Guerra Mundial e a responder muitas dúvidas sobre esse dia histórico.

 12 Anos de Escravidão – 2013


Prepare o seu coração que essa é a história de Solomon Northup, um escravo liberto que é acorrentado e sequestrado. Ele era um músico respeitado e vivia normalmente com sua família, até ser trapaceado e levado ao sul onde é vendido como escravo.

 A abolição da escravatura nos Estados Unidos, diferente do Brasil, gerou uma terrível guerra civil, que dividiu o país de acordo com seus interesses. Assistir a esse filme dá uma grande visão sobre esse período no país, ao mesmo tempo que nos faz pensar no racismo existente até hoje em todo o mundo.

 Esperamos que você tenha gostado das nossas indicações! Lembre-se das dicas e aproveite para assistir os filmes nos intervalos de estudos. Ao mesmo tempo que tira um tempo para relaxar no sofá, você estará aprendendo muito sobre história em geral!