O Enem é um dos exames mais importantes na educação brasileira. Por isso, é fundamental que você apresente um bom desempenho na prova para que chegue cada vez mais perto da sua vaga no ensino superior. Grande parte da nota é dada por meio da redação, na qual é testada a sua habilidade de desenvolver uma tese dissertativa. Nesse tipo de texto, muito comum nas universidades e faculdades, é importante saber analisar dados e apresentar uma opinião. 

Dessa maneira, a redação do Enem pode ser tanto motivo de alívio como de ansiedade. Para que você consiga melhorar cada vez mais suas notas, separamos algumas dicas para você! 

Crie o hábito de ler notícias e assistir a noticiários

Com o avanço da tecnologia, você pode ter acesso aos dois conteúdos pelo seu celular. Por isso, não há mais desculpas como falta de tempo: tire algum tempo pela manhã e à noite para ficar sempre por dentro de tudo que acontece no Brasil e no mundo. 

Entenda a história dos países que estão em alta na mídia

Assim que se informar sobre as principais notícias no mundo, é interessante que você entenda a fundo tudo o que acontece em um determinado país. Normalmente, guerras, problemas econômicos e sociais são as principais vertentes em que outros países entram como notícias na mídia. 

Não confunda a linguagem informal da internet com a formal

Você provavelmente tem o hábito de mandar mensagens para os seus amigos e familiares via redes sociais, usando gírias e siglas para conversar. No entanto, isso pode confundir você na hora da prova. Mesmo que sejam mensagens pessoais, evite escrever errado para acabar não fazendo feio na hora da prova. Assim, você saberá utilizar a grafia e a gramática correta e já vai estar escrevendo com um bom português. 

Na hora da prova, separe todas as informações e crie um organograma

Um organograma é uma forma de estruturar informações de forma hierárquica. Você consegue dividir as informações em conceitos mais e menos complexos de acordo com o que precisa falar. Se você tem, por exemplo, o tema “desemprego”, pode colocar “violência”, “fome” e “trabalho informal” como vertentes. 

Essas palavras darão origem a outros conceitos como problemas com a segurança, moradores de rua, uso de mão de obra escrava ou que não respeita as leis trabalhistas. Dessa maneira, você consegue organizar o seu pensamento e desenvolver ideias para falar no texto. 

Organize os pontos em 3 parágrafos antes de criar a introdução e a conclusão

É importante que você primeiro separe os pontos cruciais do seu texto para que ele fique bem estruturado. Você consegue fazer um texto que engloba todo o conteúdo e que vai estar bem amarrado, com a introdução e a conclusão mais bem desenvolvidas, pois você sabe da onde você partiu e onde quer chegar. 

Revise o seu texto

Há sempre outras formas de deixar o seu conteúdo ainda melhor. Antes de finalizar seu texto, veja se não pode substituir verbos e palavras, como também colocar as frases em um melhor posicionamento. 

Leia o seu texto mais de uma vez antes de entregar

Use uma caneta para te ajudar, vá revisando palavra por palavra e busque por erros. Somente entregue a sua redação quando realmente sentir que seu texto está pronto. 

Esperamos que essas 7 dicas te ajudem a escrever uma redação cada vez melhor. Treine bastante e crie o hábito diário da escrita para melhorar ainda mais suas habilidades! 

Venha para a Prepara!

Quer garantir uma vaga no mercado de trabalho? Conheça os cursos da Prepara!