A prova do Enem costuma ser um grande desafio, mas é a principal porta de entrada para as principais universidades públicas do país. Dessa prova que exige tanto conteúdo, a parte mais temida é a matemática. Mas não precisa ser tão complicado! Alguns macetes podem te ajudar a não se atrapalhar, então fique tranquilo e acompanhe nossas dicas:

Preste atenção aos enunciados

O Enem é uma prova interdisciplinar, ou seja, ela usa um tema central para as questões de diversas disciplinas, envolvendo coisas que você já viu em outras partes da prova no enunciado das questões. Isso faz com que a interpretação de texto seja sempre muito importante, então preste bastante atenção nos textos e perguntas.

Na prova de matemática isso é essencial, pois algumas questões trazem muita informação. Em alguns casos você nem precisa de cálculos para responder à pergunta. Em outros o enunciado traz dados a mais que não têm qualquer relação com o que é pedido.

Estude porcentagem, função, geometria e estatística

Esses são os assuntos mais comuns no Enem, já que em todas as edições da prova encontramos questões sobre esses assuntos. Porcentagem, função, geometria e probabilidade ou estatística são facilmente associados a diversos temas, e por isso é comum também que venham com tabelas e gráficos. Fique atento a esses dados!

Dados sociais e científicos em forma numérica

Provavelmente tudo o que você viu na parte de Humanidades e Ciências da Natureza vai aparecer de novo, mas de forma numérica. Preste atenção aos dados apresentados na prova do primeiro dia e você já estará preparado para o tema de várias questões.

Leia o enunciado da questão

Muitas vezes o Enem usa textos extensos nas questões. É uma prova longa e cansativa, e muitas vezes a maior parte do texto não tem necessariamente relação com o que é pedido. Verifique primeiro o que a questão pede e depois volte a ler o enunciado atentamente, procurando os dados necessários para a resposta. Assim você mantém o foco na pergunta e ainda ganha tempo!

Preste atenção aos sinais

No edital do Enem, a primeira competência exigida é que o estudante consiga distinguir operações com números naturais, inteiros, racionais e reais. Por isso, são usados muitos números negativos em operações. As respostas dependem das regras de sinal, então entenda as regras e fique atento! Além dos sinais, é importante tomar cuidado com os números decimais e frações, que também aparecem bastante.

Lembre-se da tabela trigonométrica


Outro assunto que está sempre presente no Enem é a trigonometria. Para facilitar sua vida, lembre-se da tabela trigonométrica e fique atento às questões que pedem seu uso.

Responda primeiro às questões fáceis

O resultado do Enem se dá através do cálculo TRI, Teoria de Resposta ao Item, e nesse sistema, as questões fáceis valem mais pontos. Leia a prova, identifique as questões mais fáceis e as faça primeiro e com bastante atenção. Depois dedique mais tempo às questões médias e em seguida, às difíceis.

Cálculo de área, volume e perímetro

Tanto na prova de matemática quanto na de ciências da natureza, esses assuntos podem cair. Fique atento e tente se lembrar das fórmulas. O melhor truque para se lembrar delas é realmente entendendo como elas são formadas, e não decorando. Quando você entende a relação entre a área, os lados e a profundidade das formas, é bem mais fácil lembrar como as equações se formam.  

O Enem ainda está longe, mas nunca é cedo para começar a se preparar! Estude com a gente e aproveite mais dicas, veja nosso post sobre o que estudar para matemática no Enem!

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades? Conheça nosso curso preparatório para o Enem!