Estudar para o Enem exige tempo e dedicação. Cada área do conhecimento demanda muito estudo, e uma das que mais exigem atenção e conhecimentos específicos é a parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias, formada por história, geografia, sociologia e filosofia.

No meio de tanta coisa, é muito importante ter foco e treinar bastante. Por isso, a Prepara criou uma lista com os 10 temas que mais caíram em história nas últimas dez edições do Enem. Leia com atenção e estude esses conteúdos!

Ditadura militar

A ditadura militar no Brasil é um assunto que caiu em todas as edições dos últimos 10 anos. Esse período começou em 1964 e se estendeu até 1985, e ainda hoje reflete na política e na economia do país. É muito importante você entender o contexto global e nacional que permitiram que o Golpe de Estado acontecesse, além de como ele se sustentou durante tanto tempo. Além disso, os incisos como o AI-5, a perseguição política e a luta contra o regime, com o movimento Diretas Já, são muito cobrados no exame.

Período colonial

O caderno de Ciências Humanas e suas Tecnologias foca muito em história e sociologia do Brasil, e o período colonial foi o mais longo da história do país. Estude sobre a escravidão e as condições de vida e trabalho da população trazida da África. A relação dos colonizadores com os indígenas e a evangelização de nativos também é muito cobrada. Mas o foco dos estudos deve ser nas questões administrativas da colônia e nas economias do açúcar e do ouro.

Segunda Guerra Mundial e pós-guerra

Em história geral, as Grandes Guerras e o período entre elas costumam ser lembrados. Por ser ainda muito recente, e pela gravidade dos atos cometidos contra a humanidade, é muito importante saber as causas da Segunda Guerra Mundial e as consequências das ações praticadas. Além disso, a corrida pelo desenvolvimento científico e tecnológico e a propagação de ideias nazistas e fascistas são temas muito importantes e atuais.

Era Vargas

Outro momento histórico brasileiro que foi cobrado nas últimas 10 edições do Enem é a Era Vargas. Esse período é marcado por um complexo contexto econômico: a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque em 1929 e a Revolução de 1930 no Brasil. Procure saber sobre o fim da República Velha e a política do Café com Leite, e as mudanças políticas e sociais na época. A promulgação de uma nova constituição é um assunto exigido, junto com a Segunda República e o Estado Novo.

Direitos humanos

O Enem tem a proposta de ser interdisciplinar e trazer questões que envolvem as várias disciplinas de cada área do conhecimento. Por isso, as perguntas sobre questões sociais e direitos humanos são muito comuns, e trazem ainda conceitos de sociologia, filosofia e até geografia.

Nesse quesito, é importante você entender os diferentes tipos de governo e como se estabelecem as relações de poder, além de suas consequências. Estude também as diferentes constituições e procure entender especialmente o processo pelo qual são dados alguns direitos às minorias.

Idade Moderna

O período, que compreende cerca de 300 anos, desde a queda do Império Bizantino até a Revolução Francesa, é um dos mais exigidos em história geral. Esse período começa com a expansão marítima europeia e a integração do que foi chamado de “Novo Mundo” pelos colonizadores. Ou seja, o período colonial não é cobrado só no que diz respeito ao Brasil, mas a todo o mundo. Ainda nesse período, os governos absolutistas, o período do Renascimento, a Reforma Protestante, a Revolução Industrial e o Iluminismo são requisitados.

Historiografia

A historiografia é o estudo científico da história. Aqui caem questões com textos, imagens, relatos, cartas, leis e até arte e arquitetura. Essas questões exigem que você entenda como são formados os conhecimentos em história e que interprete o material de apoio com o seu conhecimento sobre o assunto, atualidades e conhecimentos gerais.

Por cobrar tantos assuntos tão variados, a prova de humanidades do Enem pode parecer um pouco complicada, mas não é tão difícil assim. Se você se preparar, vai ver que consegue estudar todos esses assuntos e ainda se dedicar às outras matérias. E para se sentir ainda mais seguro, veja as principais mudanças do Enem em 2018!

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades? Conheça nosso curso preparatório para o Enem!