Faltam poucos meses para o Enem, e o momento agora é de muita dedicação para chegar na hora da prova preparado e com os estudos em dia! Para te ajudar, nós daremos algumas dicas de conteúdos importantes que estão sempre presentes na prova. Separamos 3 temas de cada uma das disciplinas para te ajudar a estudar com foco e organização. Confira:

Linguagens e suas tecnologias


Interpretação de texto

O candidato precisa ser capaz de fazer uma leitura criteriosa e entender o significado de um texto. Para treinar é essencial ler bastante, exercitando suas capacidades de análise.

Gêneros textuais

Além de compreender a mensagem, o aluno precisa saber as características que compõem os mais diversos tipos de texto, como crônica, tirinha e reportagem, por exemplo.

Literatura e artes

Estude bastante sobre as diferentes escolas literárias e artísticas, como o romantismo, o parnasianismo e o classicismo. Procure também ler as obras mais importantes e recomendadas para as provas.

Inglês e espanhol

Os temas de outros idiomas seguem bem parecidos com os do português, pedindo habilidade para compreender o sentido do texto e suas características principais.

Matemática


Geometria

Faça vários exercícios relacionados ao cálculo de área e volume, principalmente de triângulos.

Aritmética

É preciso ir para a prova com um bom conhecimento de operações matemáticas, como soma, divisão e progressões. As questões possuem certo caráter disciplinar, podendo estar associadas a cálculos de porcentagem.

Escalas e proporções

Além dos cálculos, o aluno precisa saber como comparar números e dados diversos, além de estabelecer relações entre eles.

Ciências Humanas – Geografia


Globalização

É comum aparecerem questões sociais e políticas sobre todo o mundo. Elas podem ser sobre fatos mais antigos ou até mesmo sobre acontecimentos recentes. Na dúvida, estude bastante os dois.

Agropecuária

Além do conhecimento técnico sobre agricultura, como produtividade do solo e relevo, é preciso saber conectar tudo isso com problemas geopolíticos e de abastecimento.

Meio ambiente

Aquecimento global e destruição das florestas são recorrentes no Enem, costumeiramente relacionados aos temas acima, em enunciados que abordam mais de um assunto.

História


Idade contemporânea

Os assuntos mais abordados estão relacionados às duas grandes guerras, à crise de 1929 e à Guerra Fria. Podem aparecer ainda temas de épocas anteriores e posteriores a esses eventos.

Brasil colônia

A história do Brasil quando ainda era dominado por Portugal também cai bastante no Enem e trata das dinâmicas históricas que envolvem esse período brasileiro.

Política

Para se sair bem nessas questões, é possível estabelecer uma visão crítica em relação aos acontecimentos políticos ao redor do mundo, não somente com fatos, mas conseguindo também interpretá-los.

Filosofia e Sociologia


Ética

As discussões sobre ética trazem temas relacionados ao nascimento da filosofia e conta com pensadores como Sócrates, por exemplo.

Cidadania

A inserção do indivíduo na sociedade rende muitas questões no Enem, que procura avaliar a visão que o candidato possui das dinâmicas sociais que o cercam.

Cultura

A cultura como produto do homem traz discussões sobre como os meios de comunicação e as artes representam os indivíduos e se relacionam com a sociedade.

Ciências da Natureza – Física


Mecânica

Não apenas no Enem, a mecânica é um tema recorrente em muitos vestibulares ao abordar questões sobre movimentos e suas dinâmicas.

Energia

A questão dos combustíveis no mundo traz perguntas multidisciplinares, relacionando física, química e geopolítica.

Ondulatória

Também podem ser questões multidisciplinares, já que é possível estabelecer muitas relações entre movimentos de ondas e outros assuntos.

Química


Química geral

Estude bastante sobre propriedades das matérias, balanceamento de equações e estequiometria, pois são assuntos que sempre caem nas provas.

Físico-química

A físico-química envolve temas como soluções, eletroquímica, equilíbrio e termoquímica. Dê atenção também à radioatividade, algo que sempre cai nos vestibulares.

Orgânica

Compostos orgânicos estão presentes em muitos enunciados de questões interdisciplinares, relacionando química com composição do ar e produção de combustíveis.

Biologia


Ecologia

Novamente é importante ressaltar o caráter multidisciplinar do Enem. É possível ver questões relacionando a biologia das plantas com outros temas de física, química e geografia.

Citologia

Células e seus processos de crescimento sempre estão presente nas provas. Fique de olho e estude bastante!

Fisiologia

O corpo humano traz questões relacionadas às doenças e também à saúde pública, testando a capacidade do aluno de relacionar biologia com política e sociedade.

E aí, curtiu? Marque os seus amigos para todo mundo mandar bem no Enem e nos vestibulares. Veja outros conteúdos parecidos com esse para te ajudar a estar preparado:

Filmes e documentários para você estudar história para o vestibular

Dicas para escrever uma ótima redação para o Enem

Conheça as principais mudanças no Enem para 2018

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!