O vestibular é considerado como uma das fases mais importantes da vida dos estudantes. Existem tantos mitos e verdades não ditas que acabam transformando o dia a dia em um poço de inseguranças. É comum encontrar estudantes preocupados com o futuro, então hoje trouxemos algumas coisas sobre os vestibulares que não é comum falarem, mas é verdade. Confira:

Psicológico é extremamente importante

A pressão constante por uma vaga nas melhores universidades do país torna o espírito de concorrência cada vez mais acirrado entre os estudantes. Há preocupação constante na cabeça deles, mas a verdade é que não são só os estudos que irão gerar sucesso: a saúde mental também influencia muito. É comum encontrar vestibulandos ansiosos e desenvolvendo diversos problemas emocionais devido à pressão desse momento tão delicado. Manter-se com uma boa saúde mental para conseguir lidar com a prova é essencial.

Não tem problema não passar de primeira

Não passou de primeira ou tem medo disso acontecer? Não pire! Ingressar em uma universidade é um passo muito significativo, mas não é o mais importante da vida. Existem inúmeros desafios que chegam com o decorrer do tempo, e não ache que passar de primeira no vestibular irá resolver todo o resto. É um passo que precisa ser bem pensado, com calma e confiança, pois há um número enorme de pessoas que ingressam na faculdade sem estarem preparadas.

Tudo bem se mudar de ideia

Mude de ideia quantas vezes for necessário para se encontrar. Atualmente existem muitas opções de cursos para escolher, muitas áreas, gostos e habilidades. Não é fácil escolher “o que você vai ser quando crescer”, e são muitos os aspectos que precisam ser analisados para que a decisão seja tomada. O amadurecimento é capaz de gerar mudanças, e o período de vestibular costuma ser um momento de muito crescimento. Entender o que de fato é sua vontade de seguir como profissão talvez seja ainda mais importante do que o ingresso na faculdade em si.

Ter feito vestibular mais de uma vez não é vantagem

Há o grande mito de que quem já fez vestibular antes possui vantagem sobre os outros concorrentes. É verdade que “veteranos” nos vestibulares possuem maior conhecimento em como conciliar o tempo e as estratégias pessoais para lidar com a prova, mas isso não significa que se sairão melhor. A cada ano que passa os vestibulares estão se modificando, tanto em conteúdo quanto nos modelos e tipos de avaliações. Ir bem nesse tipo de prova depende de muitos fatores, mas ter feito o vestibular antes não é um deles.

Você não irá passar apenas se matando de estudar

Estudar, estudar e estudar. A rotina de um vestibulando é rodeada de cronogramas, livros, exercícios e muito estudo. É claro que é necessário manter foco no aprendizado para dominar os conteúdos e se sobressair entre os concorrentes, mas antes disso, é preciso criar equilíbrio. Não é vantagem deixar de dormir e se alimentar direito, por exemplo. As necessidades fisiológicas interferem diretamente no desenvolvimento do aluno, tornando-se essenciais. Além disso, é preciso saber conciliar os momentos de obrigação com diversão para que dessa forma o estudante não se sobrecarregue.

A fase do vestibular precisa ser vivenciada de forma harmônica, sem exageros e paranoias. Entender que é apenas um momento da vida é fundamental para lidar com ele sem grandes problemas. Veja também alguns hábitos para se manter mais produtivo nos estudos.

Venha para a Prepara!

Quer entrar nas melhores universidades? Conheça nosso curso preparatório para o Enem!