O Exame Nacional do Ensino Médio é a porta de entrada para inúmeras universidades do país. Apesar de as semanas próximas à prova não serem a época ideal para aprender novos conteúdos, é importante fazer uma revisão geral antes de realizá-la. Pode parecer complicado revisar todo o conteúdo aprendido durante o ensino médio, mas existem algumas dicas que podem te ajudar. Confira:

Organize um cronograma de estudos

Um dos principais inimigos dos estudantes é a falta de organização para estudar. Fazer um cronograma significa otimizar o tempo e, principalmente, conseguir conciliar todos os conteúdos necessários para um bom rendimento no vestibular. Organize seu cronograma de acordo com as matérias. É interessante intercalar os assuntos para que o estudo não se torne cansativo. Estabeleça prioridades de acordo com os conteúdos mais cobrados na prova.

Faça provas antigas

Não há melhor revisão do que buscar no próprio Enem as respostas de que você precisa. Refazer as provas dos anos anteriores é uma ótima maneira de se acostumar com o tipo de prova. Além de ser um exame que exige resistência física, dessa maneira você consegue mapear os assuntos mais recorrentes de cada área do conhecimento, ajudando a identificar os pontos que precisam de maior atenção durante a revisão.

Leia muito

A prova do Enem requer que os candidatos possam ler e interpretar diversos textos. É fundamental que os estudantes consigam lidar com a quantidade de textos disponíveis sem perder o foco da prova. Leia bastante focando em diferentes gêneros literários para que no dia do exame a interpretação dos textos possa ser feita de maneira clara e condizente.  Além disso, é o momento de ler sobre possíveis temas da redação. Entenda e procure argumentos que possam ser úteis para a sua dissertação.

Faça redações

Uma das partes que mais valem nota no Exame Nacional do Ensino Médio é a redação. É essencial que o candidato esteja preparado para contornar qualquer desafio, independentemente do tema. Além disso, uma boa redação depende também de uma boa estrutura textual. Use o tempo de revisão para treinar argumentos e formas de estrutura, e aproveite para desenferrujar o costume de escrever. O Enem não exige um vocabulário formal, mas é preciso ter domínio da língua portuguesa, de modo que nenhum erro ortográfico grave ocorra.

Conheça seus limites

Para realizar a prova, é essencial estar descansado, pois de nada adianta revisar todo o conteúdo e não ter condições físicas para fazer a prova da melhor maneira possível. Conheça os limites do seu corpo e não force para tentar aprender coisas que deveriam ser apenas revisadas. É importante desacelerar nos dias que antecedem o exame, de modo que não só o conhecimento seja suficiente para um bom resultado, mas também a capacidade física de lidar com horas de prova.

Cada aluno possui sua própria maneira de revisar conteúdos, mas é interessante fazer resumos, mapas mentais e até mesmo fichas de estudo para organizar melhor a revisão. Antes de qualquer coisa, é fundamental que o candidato possa lidar com a ansiedade pré-vestibular para obter um bom resultado. Existem muitos mitos que nunca te contaram sobre essa fase, então é importante que você os desconstrua antes de realizar provas tão importantes. Além disso, é possível conciliar esse momento tão importante de revisão com diversão por meio de alguns jogos disponíveis.

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!