Um bom profissional preparado para o mercado de trabalho sabe que dominar recursos de informática pode ser o que falta para conseguir uma vaga de emprego! Entre eles está o Excel, usado em praticamente todas as empresas para administrar situações e organizar dados diversos. Se você pretende mandar bem na hora de construir uma planilha, confira 6 truques básicos usados na ferramenta!

Usando a tecla &

É possível juntar vários dados de células diferentes em uma única! Clicando na célula destino, digite = e selecione a primeira que será unificada. Um efeito vai aparecer nela para indicar que foi selecionada, e depois de digitar o &, selecione a próxima célula. Fazendo isso, é possível selecionar o número que você precisar!

Série de dias

Para entrar com uma série de dias da semana, basta digitar a primeira data em uma célula. Assim, arraste a parte preenchida usando o botão direito do mouse até a célula desejada e escolha a opção “preencher dias da semana” no menu de atalhos.

Linha de texto

Para que seu texto continue na mesma célula sem entrar em outra, segure as teclas Alt + Enter toda vez que precisar iniciar uma nova linha.

Autocorreção de textos

Você vai economizar tempo com essa opção! Por exemplo, todas as vezes que escrever “tbm”, a ferramenta poderá corrigir direto para “também”. Primeiro clique em arquivo, vá em opções, revisão de texto e, nas opções de autocorreção, coloque o que você deseja substituir!

Atalhos

Ctrl + Home: vai para a célula A1.

Ctrl + End: vai para a última célula.

Alt + F1: será criado um gráfico com base no conjunto de dados selecionado.

Ctrl + Shift + - : permite excluir células selecionadas.

Ctrl + Y : repete o último comando ou ação.

Ctrl + A : seleciona a planilha inteira.

Transposição de dados de linhas para colunas

Às vezes quando copiamos dados de algum site ou e-mail, as informações não estão organizadas da maneira como queremos. Pode ser que elas estejam dispostos em linhas e as queremos em colunas, ou vice-versa. Para que essa inversão seja feita, existe um recurso útil do Excel que faz isso sem que precisemos digitar tudo de novo!

Basta selecionar toda a tabela, copiá-la com Ctrl + C, e ao colar, utilizar a opção Transpor, que fica na aba Página inicial. Assim, você escolhe “colar”, e a ferramenta irá criar uma cópia da tabela, mas dessa vez do jeito que você quer, em linhas ou colunas.

Ter o conhecimento desses recursos irá otimizar seu trabalho! Quanto mais acostumado estiver com a linguagem, mais você verá que as coisas se repetem. No site da Prepara te ajudamos ainda mais a dominar o Excel: clique aqui e bons estudos!

Venha para a Prepara!

Seja o profissional mais preparado do mercado. Confira os cursos de informática da Prepara! Sua carreira pode seguir o melhor caminho com a gente!