Aprender Excel é uma tarefa que exige dedicação e persistência. Isso porque é comum cometermos erros nesse programa e não sabermos como corrigí-los. Para que você evite dores de cabeça quando não souber como solucionar os erros de Excel, confira algumas dicas!

O que significa cada erro no Excel

#N/D

O erro mais comum aparece quando a informação para executar um cálculo não está disponível.

#DIV/0!

Esse significa que você tentou dividir um número por zero ou por uma célula em branco.

#VALOR!

Aparece quando sua fórmula ou função não está correta.

#NOME?

Esse é quando você tenta utilizar o nome de uma função que não existe ou não coloca aspas dentro de uma fórmula.

#NÚM!

Aqui você tentou utilizar um argumento que não é válido para a função.

#REF!

Esse erro surge quando você apaga células que eram parte de outra célula.

######

Esse aparece quando o valor numérico é muito grande e não cabe na célula.

#NULO!

Aparece quando você utiliza incorretamente um operador de intervalos ou referência de célula.

O que você não pode deixar de fazer

Existem alguns erros básicos que podem ser facilmente evitados apenas com alguns cuidados. Veja os que separamos para você.

Não iniciar as funções com o sinal de igual (=)

Se você não colocar o sinal de igual, o conteúdo que você digitou pode ser exibido como apenas um texto ou uma data. Por exemplo, se você digitar 2/11 querendo fazer uma fórmula de divisão, o Excel exibirá a data de 2 de novembro em vez de dividir 2 por 11.

Não fechar parênteses

Verifique se todos os parênteses têm os respectivos correspondentes de abertura e fechamento. Se você colocar parênteses sem fechamento, sua função também não funcionará.

Não usar dois pontos (:) para indicar um intervalo

Quando você quiser fazer referência a um intervalo de células, use dois pontos para separar a primeira célula do intervalo da última. Por exemplo, =SOMA(A1:A8), não =SOMA(A1 A8).

Não digitar números sem formatação

Não formate os números ao colocá-los nas fórmulas. Por exemplo, se você quiser inserir R$ 5.000, digite 5000 na fórmula. Se você colocar uma vírgula como parte de um número, o Excel vai achar que você está separando.

Conhecer os principais erros no Excel poderá facilitar muito seu trabalho! No site da Prepara te ajudamos ainda mais a dominar o Excel: clique aqui e bons estudos!

Venha para a Prepara!

Seja o profissional mais preparado do mercado. Confira o curso de Excel Avançado da Prepara! Sua carreira pode seguir o melhor caminho com a gente!