O aprendizado de uma nova língua pode ajudar você a ter ainda mais oportunidades de trabalho e de conhecer outros países e pessoas. O aperfeiçoamento pode levar algum tempo, e algumas pessoas podem estagnar na hora de reter mais conteúdo, algo que tem até nome: platô intermediário. Um termo criado para se referir àquele estudante que é avançado no inglês, mas que não sente que está fazendo mais progresso.

Se você quer driblar as dificuldades de aprender o inglês, confira as dicas abaixo sobre como memorizar o que você aprende na língua de forma eficiente e rápida:

Invente exemplos realistas

Um modo de gravar um conteúdo de inglês mais facilmente é criando situações reais em que você poderia precisar do conteúdo que está estudando. Imagine que você irá viajar para o exterior e precisará arranjar um local para dormir ou comer. O que você precisaria dizer para que as pessoas te entendam e você conseguir o que precisa? E não pare em apenas um exemplo, invente outros ou procure na internet situações para treinar.

Crie uma história

Esqueça as listas para decorar termos e expressões em inglês. A melhor maneira de aprender e guardar uma nova informação é por meio da criação de histórias. Pegue folha de papel e caneta e escreva qualquer tipo de narrativa que queira. Mesmo que não se lembre de alguma palavra no momento, deixe ela de lado e continue escrevendo. Quando terminar, consulte um dicionário ou a internet e veja qual o jeito correto de escrever as palavras que geraram mais dúvidas. E se quer mais incentivo para escrever ao invés de digitar sobre um assunto, veja nossa matéria sobre atitudes essenciais na vida de um estudante para entender por que essa é a melhor maneira de estudar.

Faça uso de flashcards

Os flashcards são pequenos pedaços de cartolina cortados do tamanho de um cartão de crédito. Neles, você escreve resumidamente os assuntos que está estudando, independentemente da matéria. Esses cartões são muito utilizados pelos alunos japoneses e coreanos, pois ajudam a memorizar o conteúdo e saber a que o aluno precisa se dedicar, já que faz parte da técnica de repetição espaçada. Faça flashcards com o assunto em inglês que quer aprender e, quando for estudar, tente responder sem conferir a resposta no verso do cartão. Se responder corretamente, coloque esse cartão em uma pilha de acertos. O que errar, coloque em outra pilha. Assim, você saberá o que precisa focar e estudar mais.

Entenda a cultura

Para facilitar o aprendizado, procure ser curioso e entender a cultura dos países que falam inglês e a origem das palavras e expressões. O húngaro Balázs Csigi, fluente em 7 idiomas, diz que aprender pela repetição é menos eficiente que o método de aprofundamento na cultura estrangeira. Para exemplificar, ele analisou a palavra reasonable (essa palavra pode ser traduzida como razoável ou sensato) e por que ela é tão utilizada em países que falam inglês. E de acordo com ele, a predileção pelo seu uso em países anglo-saxônicos está relacionada ao fato de eles gostarem de conceitos ligados à razão, lógica e às ciências.

Treine com outras pessoas

O método mais efetivo de guardar o vocabulário de uma língua é usá-la em seu dia a dia. E conversar com estrangeiros pode ser assustador ou quase impossível, dependendo de onde você mora. Então procure pessoas próximas (familiares ou amigos, por exemplo) que queiram aprender inglês também e crie um grupo em alguma rede social, como o Whatsapp, em que vocês poderão interagir rapidamente e todos os dias. Vocês poderão conversar, mandar vídeos ou até mesmo imagens para tornar esse aprendizado mais divertido.

Se você gostou, mas ainda se sente desmotivado, confira nosso post sobre oportunidades que quem não fala inglês está perdendo para se animar e persistir nos estudos!

Venha para a Prepara!

Quer crescer e se destacar ainda mais? Conheça nossos cursos. Você com certeza encontrará um que fará toda a diferença na sua carreira!