Talvez a maior dificuldade dos brasileiros na hora de aprender inglês seja a pronúncia correta das palavras. E isso tem explicação: na nossa língua materna não fazemos uso de certos sons que algumas palavras em inglês têm. Ou ainda a diferença fonética entre duas palavras é tão sutil que não conseguimos perceber.

Se você deseja diferenciar melhor esses sons e adquirir uma pronúncia mais próxima da fala de um nativo da língua, não deixe de conferir nossas dicas abaixo:

Assista a programas infantis

Um dos melhores exercícios que você pode praticar para melhorar sua pronúncia em inglês é assistir a programas infantis ou escutar músicas dessa faixa etária. Isso porque a linguagem utilizada é lenta e marcada, e cada palavra é falada com mais clareza. Fazer uso desses dois modos de entretenimento permitirão que você consiga pronunciar melhor a língua inglesa.

Pratique a entonação

Tire uma parte do seu dia para praticar a entonação das palavras e expressões. Em qualquer língua, a entonação de uma pergunta será sempre diferente da de uma afirmação ou exclamação, por exemplo. E essa divergência na entonação, caso feita de forma incorreta, poderá resultar em uma situação indesejada ou inesperada, pois um possível ouvinte pode não compreender a mensagem que você deseja passar.

Vivencie o idioma

O melhor modo de aprender um idioma e dominá-lo é sua vivência no dia a dia. Se viajar para fora do país em um intercâmbio for difícil, você pode trazer essa experiência para sua vida por meio de amigos ou conhecidos que têm interesse em praticar o inglês. Busque por pessoas na região que costumam se reunir para treinar o inglês ou chame um amigo e estipulem que suas conversas em um dia específico da semana devem ser em inglês.

Grave sua pronúncia

Nós costumamos perceber melhor um erro de pronúncia quando estamos ouvindo as pessoas, e como estamos acostumados com nossa voz e nosso modo de falar, os erros passam despercebidos. Uma forma de contornar esse problema e ser capaz de identificar uma pronúncia incorreta é gravar a si mesmo. Quando for praticar, use seu próprio celular e faça uma gravação dizendo palavras e expressões diferentes. Quando terminar, reproduza a gravação e fique atento ao que precisa melhorar.

Treine com um nativo

Para aperfeiçoar a fala, nada se compara ao treino com um nativo. Você não precisa viajar para outro país para conseguir conversar com um. A tecnologia é capaz de encurtar essa distância e favorecer essa conversação: alguns sites são específicos para pessoas que gostariam de estudar com nativos, em troca de eles também aprenderem alguma outra língua que você domine.

Agora que você sabe como ter uma boa pronúncia, não deixe de praticar para não esquecer. Se esse é um medo seu, veja nosso post sobre como memorizar o que você aprende em inglês e evolua ainda mais nos seus estudos. Confira!

Venha para a Prepara!

Quer crescer e se destacar ainda mais? Conheça nossos cursos, você com certeza encontrará um que fará toda a diferença na sua carreira!