Assistir a filmes e séries, além de fazer passar o tempo, também pode ser uma excelente forma de treinar o inglês! Mas calma, não é apenas sair por aí dando o play: antes você precisa se organizar para conseguir aproveitar tudo da melhor maneira. E nós te ajudamos com isso! Veja algumas dicas de como usar o entretenimento para turbinar o aprendizado do idioma.

Evolua aos poucos

Forçar-se a assistir a um filme de três horas sem legenda logo de primeira não vai contribuir muito para o seu aprendizado e apenas te deixará cansado. Vá subindo de nível de acordo com a evolução dos seus estudos, começando com um episódio curtinho de uma série, ainda legendado em inglês. Depois vá aumentando gradativamente até completar o objetivo de assistir um longa-metragem inteiro no áudio original.

Assista para aprender

No começo dos estudos, uma boa prática é separar filmes e séries para assistir exatamente com a função de treinar o inglês, já que provavelmente você perderá partes importantes do enredo por não compreender totalmente o idioma. Se for uma história muito importante, pode te desanimar e fazer com que você desista e volte a concentrar-se nas legendas em português.

Atenção às escolhas

O sotaque dos atores de um filme ou o vocabulário de uma série que se passa no passado, por exemplo, podem deixar sua missão um pouco difícil, principalmente no começo. Tenha o cuidado de escolher produções que condizem com o seu nível no idioma. Os iniciantes, por exemplo, podem optar por animações, que são voltadas para o público infantil, possuindo palavras mais simples em seus roteiros.

Repita a pronúncia

Um exercício interessante é captar algumas frases ao decorrer do episódio, pausar o vídeo e tentar repetir da mesma maneira que o personagem falou. Essa prática te ajudará a treinar a pronúncia, tendo como referência um falante que, muitas vezes, é nativo do idioma. Procure imitar de fato, dizendo com a mesma entonação e copiando até mesmo a expressão facial do ator.

Mantenha um caderninho de anotações

Deixe ao seu lado um caderninho e vá anotando as palavras e frases de acordo com critérios escolhidos por você. Pode ser os termos que mais aparecem durante o episódio ou expressões que não conseguiu entender. Tente fazer isso sem consultar as legendas, baseando-se totalmente na sua habilidade em ouvir a palavra e escrevê-la de maneira correta.

Continue firme nos estudos

Apenas assistir a filmes e séries não será suficiente para te tornar fluente no idioma. Por isso, é importante manter o estudo regular da língua. O uso do audiovisual é uma parte complementar do aprendizado e deve estar associada a um estudo de gramática e uma preparação guiada por quem entende do assunto.

Não desista

No começo será complicado acostumar-se a assistir a filmes e séries legendados em inglês ou sem legenda alguma. Saiba que isso é apenas resultado da sua falta de vivência no idioma. À medida em que for evoluindo nos estudos, terá mais facilidade de entender tudo sem problemas. Por isso, não desista e siga firme.

Para te ajudar ainda mais a assistir ao filme inteirinho sem legenda, nós separamos algumas dicas para turbinar o seu inglês:

Como memorizar o que você aprende em inglês

Tempos verbais em inglês – simple present

As gírias mais usadas em inglês

Venha para a prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!