Não é nada fácil estudar para uma prova de outro idioma: mesmo as matérias em que você tem mais facilidade acabam gerando um certo estresse. Não saber o que vai cair, não saber por onde começar a estudar e enfrentar o nervosismo de não saber se vai bem ou não. São inúmeras as preocupações que rodeiam os estudantes.

Hoje trouxemos algumas dicas de como se preparar para uma prova de inglês, seja ela um concurso importante ou apenas um teste rotineiro da escola. Confira:

Saiba quais são os conteúdos mais frequentes

Saber quais são os conteúdos principais que serão abordados na prova é fundamental para direcionar os estudos. Provas de concurso normalmente disponibilizam as dos anos anteriores para os candidatos se prepararem.

Se for uma prova da escola, revise todo o conteúdo passado em sala de aula. Apesar de a maioria dos testes em inglês ser fiel à interpretação de texto e ao listening, é fundamental ter noções de outros conteúdos que você pode ter deixado passar e também sejam importantes.

Pratique

Não tem jeito: aprender inglês é sinônimo de praticar. O idioma não é simplesmente para ser aprendido para tirar notas, mas é fundamental para a vida e no mercado de trabalho. Treine os ouvidos, a fala, a leitura, faça exercícios e tudo o que tiver direito para aprender. Além de aperfeiçoar o que está sendo visto em aula, é possível expandir o conhecimento com novas palavras.

Monte um plano de estudos

Assim como qualquer outra matéria, o inglês precisa de atenção. Organização na hora dos estudos pode ser a chave para boas notas, por isso monte um cronograma de estudos. Já tem um? Inclua o inglês nele. Ainda não tem? Crie um a partir das matérias a que precisa dedicar mais tempo. Além de ajudar a organizar a rotina dos estudantes, um plano de estudos permite um maior aprofundamento nos conteúdos e tranquilidade no período anterior à prova.

Escolha os melhores materiais

Os métodos de estudos estão diretamente ligados ao desempenho nos testes. É claro que cada pessoa possui sua melhor maneira de estudar e absorver os conteúdos, mas não se esqueça de escolher bons materiais de suporte. Procure indicações de livros e até mesmo de filmes e séries para auxiliar no aprendizado e conciliar com o tempo estudando com as apostilas.  

Aprender não precisa significar horas debruçado sobre os livros. É possível melhorar os estudos em inglês de maneira simples. Não tenha medo de enfrentar o desafio das provas: elas são importantes para ajudar a moldar o aprendizado.

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça o curso de inglês da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!