O inglês é considerado uma língua universal e tem ganhado cada vez mais força. Ter fluência no idioma pode ser útil em vários aspectos da sua vida, e isso pode ser alcançado somente quando há uma rotina de estudos combinada com treinos constantes. Aqui, listamos algumas situações que te mostram a importância do idioma na vida profissional.

Mercado de trabalho

As grandes empresas exigem que um candidato a uma vaga ou funcionário saiba falar inglês fluentemente. Isso porque muitas delas possuem filiais em várias partes do mundo e precisam de uma equipe preparada para lidar com a comunicação entre suas unidades e o relacionamento com clientes e fornecedores do mundo todo.

Melhores salários

Eis uma grande consequência de saber falar inglês no mercado de trabalho. Em alguns cargos, o salário pode ser até 60% maior caso o funcionário tenha fluência na língua. Isso é válido tanto para empresas multinacionais quanto para as de pequeno porte.

Vantagem no processo seletivo

O fato de você ter um conhecimento bilíngue - em especial de inglês - dá a entender que você estudou mais e tem mais conhecimentos do que um candidato que só sabe falar sua língua nativa, por exemplo. Também mostra para a empresa que você está apto a responder por ela em outro idioma ou que você terá maior facilidade e independência para lidar com clientes e colegas em outras partes do mundo.

Melhor uso da tecnologia

Para as profissões que fazem uso de softwares específicos, o inglês é indispensável. Grande parte dos cursos e materiais de apoio são desenvolvidos em inglês, o que pode limitar bastante o crescimento do seu conhecimento sobre eles. Além disso, a maioria dos programas é feita inicialmente na versão em inglês, o que pode te atrapalhar bastante na hora de usar funcionalidades novas e experimentais.

Possível atuação no exterior

Já pensou em trabalhar fora do Brasil? Isso se torna completamente possível dependendo de onde você estiver trabalhando e do seu nível de comunicação em inglês. As empresas tendem a transferir funcionários que são fluentes em outros idiomas para trabalhar em suas unidades no exterior. Se nunca considerou essa possibilidade, ser bilíngue pode lhe trazer esse benefício.

Fomentação de culturas

Quando você tem uma boa noção de outras línguas e é posto para se comunicar com pessoas de filiais da sua empresa em outros países, isso lhe traz um enriquecimento cultural muito grande. Entender como é o formato de trabalho e o jeito de se comunicar de cada país é muito importante para te completar como profissional. O desafio de lidar com essas pessoas pode contribuir muito com a sua formação, abrindo cada vez mais portas no mercado de trabalho.

Ficou animado com alguma dessas possibilidades? Então, se você ainda não sabe falar inglês, aproveite para conhecer os nossos cursos! Eles são específicos para quem deseja ter fluência no idioma, seja para trabalhar, seja para viajar ou por vontade ampliar os seus conhecimentos.

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!