Muito se fala sobre a importância do inglês para o mercado de trabalho, mas você sabe mesmo por que o idioma é tão fundamental para o seu currículo? Além de ser a língua falada em contextos corporativos internacionais, há outros motivos que tornam o inglês uma habilidade que pode ser decisiva na hora de buscar a vaga de emprego tão sonhada.

Tornar-se um profissional requisitado pelo mercado

Possuir um bom nível de domínio do inglês te coloca alguns passos à frente dos seus concorrentes por uma vaga de emprego, visto que os índices de proficiência no Brasil são baixos. Segundo levantamento feito pelo British Council, apenas cerca de 3% da população brasileira é realmente fluente na língua inglesa. Em outra pesquisa levantada pela Catho, por volta de 27% dos candidatos à procura de emprego declararam estudar um segundo idioma.

Portanto, estamos tratando de uma realidade em que uma parcela muito baixa da população possui níveis altos de proficiência no inglês. Há certas carreiras que demonstram um panorama diferente, apresentando uma quantidade maior de fluentes no idioma. Porém, na maioria dos casos, o domínio da língua inglesa tende a ser um importante diferencial na hora da seleção dos candidatos.

Expandir suas oportunidades de emprego

Falar inglês trará novas oportunidades para sua carreira profissional, como:

Aprender mais

Ao falar inglês você terá acesso a um grande número de cursos e de publicações, já que há muito material técnico produzido no idioma. Além disso, terá a oportunidade de participar de encontros e de seminários fora do país ou ministrados por personalidades internacionais, complementando ainda mais o background educacional do seu currículo.

Concorrer a cargos mais altos

Por mais que a empresa não exija o inglês para funções de estagiário ou de assistente, o idioma pode ser um pré-requisito para posições de gerência ou de coordenação, por exemplo. Assim, é importante que você esteja preparado para abraçar a possibilidade de entrar na companhia já ocupando um cargo alto.

Ganhar mais

Segundo uma pesquisa divulgada pela Catho, o inglês pode ser responsável por oferecer salários 38% maiores em cargos de auxiliar e até 61% maiores em cargos de supervisão. Isso acontece pelo fato de a oferta de pessoas com fluência no idioma ser bem menor, fazendo com que a remuneração tenha que ser mais atrativa para esses profissionais.

Trabalhar em multinacionais

Trabalhar em uma multinacional pode trazer uma série de benefícios financeiros, além de oferecer um plano de carreira com possibilidades de crescimento dentro da empresa. Para alçar cargos mais altos, o inglês torna-se essencial, visto que as interações com unidades de outros países são constantes durante o trabalho.

Trabalhar fora do país

Se você tem o sonho de trilhar uma carreira internacional, aprender inglês é o primeiro passo. Dominar o idioma será vital para almejar qualquer vaga fora do país, até mesmo em países onde ele não é a língua oficial.

Como colocar o inglês no currículo?

É essencial que você não minta sobre o seu nível de inglês, afirmando uma proficiência maior que a quepossui de fato. Seja sincero, e entre básico, intermediário e avançado, coloque aquela que realmente compreende o seu status.

Durante a entrevista ou em outras partes do processo seletivo, pode ser que você participe de conversas ou de atividades em que suas habilidades serão requisitadas. Quando você coloca o nível correto no currículo, os empregadores já saberão o que esperar, sem causar constrangimentos.

Para te ajudar a praticar o idioma, nós selecionamos alguns posts do nosso blog. Confira!

As gírias mais usadas em inglês

Tempos verbais em inglês – simple present

Como melhorar a pronúncia em inglês

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!