Escolher a profissão é uma tarefa árdua, principalmente para os mais jovens. Decidir desde cedo o que se vaifazer pela vida inteira pode assustar um pouco o estudante. Mesmo que já tenha uma noção do que gosta ou da área de estudos que pretende seguir, a insegurança ainda pode se instaurar na mente.

Para tomar uma decisão consistente e ficar tranquilo, é preciso investir um bom tempo para encontrar suas preferências e combiná-las com os seus planos para o futuro. Porém, mesmo ao descobrir sua área de interesse, você não pode parar por aí. É possível pesquisar mais e certificar-se de que está indo pelo caminho certo. E nós estamos aqui para te ajudar, trazendo algumas dicas para aprender um pouco mais sobre a carreira que você escolheu.

Ler matérias sobre a área

Há revistas e portais na internet especializados em ajudar os estudantes na escolha da profissão. Esses veículos produzem matérias oferecendo um raio-x sobre a área. Entre as informações comuns nesses materiais, você encontra descrições das principais funções exercidas no setor, dados sobre o mercado de trabalho e rankings dos melhores cursos do país.

Pesquise sobre diferentes carreiras

Uma área de estudos pode originar diversas carreiras, como é o caso da comunicação social, em que um profissional formado tem as opções de trabalhar com rádio, publicidade, marketing ou redes sociais, por exemplo. Portanto, não pesquise apenas sobre o curso em si, mas também sobre as principais vertentes possíveis para seguir no mercado de trabalho.

Informe-se sobre os cursos

Faça uma pesquisa apurada sobre o curso escolhido, seja uma graduação, seja uma formação de nível profissionalizante. Acesse o site da instituição de ensino e confira a grade curricular. Geralmente é possível encontrar uma ementa da disciplina, texto em que se explica os principais temas a serem abordados nas aulas.

Pesquise sobre as principais tendências da área

O desenvolvimento da tecnologia impacta o futuro da maioria das profissões atuais. Por isso, busque as principais discussões abordadas pelos profissionais da área. Se você quer seguir no ramo da biomedicina, informe-se sobre as pesquisas relacionadas ao uso de bancos de dados para a predição de doenças, por exemplo. O objetivo é estar por dentro das maiores trends que podem mudar a execução das funções da carreira escolhida.

Inspire-se em outros profissionais

Encontre pessoas famosas - ou pelo menos reconhecidas pelo seu trabalho - que produzam algum conteúdo relacionado à sua área de estudos, como textos em redes sociais ou vídeos no YouTube. As experiências compartilhadas por essas figuras podem te ajudar a ter uma visão mais ampla da profissão e entender um pouco mais do seu dia a dia.

Converse com profissionais da área

Procure conversar pessoalmente com algum profissional da área, principalmente se ele exerce as mesmas funções que você pretende desempenhar. Por meio dessa interação, você pode até conseguir um contato para te ajudar a se inserir no mercado de trabalho.

Veja mais algumas dicas que vão te ajudar no início da carreira:

5 dicas para profissionais no começo da carreira

Os erros mais comuns na hora de montar um currículo

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!