Como será o futuro? Andaremos em carros voadores pelas ruas ou nos alimentaremos por cápsulas? Os próximos anos podem não ser bem aquilo que os filmes de ficção científica nos mostram, mas mudanças acontecerão! A evolução da tecnologia tem transformado a realidade que a gente conhece, inclusive no âmbito do mercado de trabalho. Será que você está preparado para tudo isso?

Principais tendências

Há alguns termos muito comuns nas conversas de especialistas em future trends - tendências do futuro em português - que você precisa conhecer. Por exemplo:

Big Data

Refere-se à capacidade de coletar, armazenar e interpretar uma quantidade imensurável de dados. Pense no Facebook, por exemplo: todos os dias ele processa um monte de informações, como check-ins, mudanças de status de relacionamento, viagens, marcações e por aí vai. Tudo isso são dados que podem ser utilizados para melhorar a experiência do usuário ao oferecer um conteúdo mais direcionado, por exemplo.

Machine learning

Esse termo do inglês diz respeito à capacidade dos sistemas de inteligência artificial - outra palavra-chave para o futuro - de “aprender” com o processamento de dados e tomar decisões com pouca ou nenhuma intervenção humana. Pense nos assistentes pessoais, como a Alexa, da Amazon. Com o tempo, o usuário a “alimenta” com informações sobre o dia a dia, até o momento que ela passa a saber isso sozinha e dá sugestões baseadas no que você costuma fazer.

Internet das coisas

Conectar o celular à internet já é algo “antigo”, e o futuro reserva muito mais que isso. Imagine acessar a rede por meio da sua geladeira? Ou criar um sistema inteligente que integre toda a casa? Pois bem, é isso que propõe a internet das coisas ao prometer a conectividade por meio de qualquer dispositivo!

Conhecimento técnico

Com tantos aparelhos high tech em casa e no trabalho, é natural que os profissionais tenham que aprender a lidar com a tecnologia. Isso trouxe a necessidade de investir em novas formações, como o estudo da programação e da robótica. O objetivo é entender como todo esse universo funciona e estar apto a criar a partir dele!

Habilidades pessoais

Conforme a tecnologia avança e consegue realizar muitos dos processos “mecânicos” do dia a dia, a sociedade tende a voltar o foco para as relações humanas - pelo menos é isso que apontam os especialistas! Assim, os profissionais do futuro também precisam apresentar algumas habilidades pessoais que vão além dos conhecimentos técnicos, como:

Inteligência emocional

A inteligência emocional se refere à capacidade de entender os próprios sentimentos e aprender a controlá-los. Isso ajuda o profissional a não se deixar levar pelo estresse e tomar decisões ponderadas com mais calma.

Liderança e oratória

Transmitir suas ideias com clareza e inspirar as pessoas são habilidades fundamentais para o futuro! Mesmo que você não tenha uma plateia de centenas de expectadores ou uma equipe de muitos funcionários para liderar, é preciso que as pessoas ao seu redor acreditem nas suas ideias e estejam dispostas a lutar por elas.

Empatia

Aprenda a ouvir as pessoas e a se colocar no lugar delas para entender suas motivações e agir da melhor maneira possível. Aquela ideia do chefe “mandão” ficou no passado, e os líderes modernos apostam mais na criação de relações mais próximas com os funcionários!

Adaptação às mudanças

O mundo atual já é bem diferente de uma década atrás, não é? A tendência é que as transformações continuem, cada vez mais rápido. É preciso aprender a se adaptar e desenvolver habilidades como:

Criatividade

A criatividade não envolve apenas a criação de um trabalho brilhante e diferente de tudo já visto; ela também está presente em coisas menores. Refere-se à capacidade de enxergar o cenário e buscar soluções pouco óbvias para os problemas.

Capacidade de adaptação

Você chega em uma empresa hoje, e em pouco tempo a rotina de trabalho já muda bastante e você precisa se adaptar! Não dá mais para ficar tão preso a procedimentos antigos e fugir das mudanças. Pelo contrário, o profissional do futuro deve gostar das transformações e ser capaz de se moldar a elas.

Vontade de aprender

Surgiu uma nova linguagem de programação no mercado? A empresa recebeu uma nova máquina para ajudar no trabalho? Pois bem, cabe ao profissional buscar especializações que o ajudem a se adaptar à rotina e construir novos aprendizados.

Nós temos outros posts para te ajudar a entender o futuro. Confira!

O futuro do trabalho: quais são as tendências do mercado?

Trabalho remoto: esse é o futuro do trabalho?

5 tipos de inteligência que você precisa desenvolver para o mercado de trabalho

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!