Trabalhar concursado é, muitas vezes, garantia de um bom salário aliado à estabilidade. Não é à toa que os concursos no Brasil são muito concorridos, chegando até mesmo a 1 milhão de inscrições! Para ter destaque no meio de tanta gente, é fundamental se preparar e chegar pronto na hora da prova. Nós podemos te ajudar com isso, confira as nossas dicas!

Faça suas escolhas

Em primeiro lugar, você precisa definir os seus objetivos. Não deixe a ideia de “concurso público” muito vaga; escolha uma prova e mantenha o foco nela. É até possível se preparar para mais de um processo ao mesmo tempo, mas você terá que organizar muito bem a rotina.

Para 2019, alguns dos concursos mais concorridos são os da Receita Federal, do INSS, do Detran, da Polícia Civil, dos tribunais de justiça e das defensorias públicas. Além desses exemplos, há uma série de outras provas para disputar vagas em prefeituras e órgãos municipais.

Informe-se sobre o concurso

Quando sair o edital relacionado ao processo seletivo, leia-o completamente. Nesse documento você encontrará todo o regulamento da prova, os assuntos cobrados, os formatos e as diretrizes para a correção e classificação dos candidatos.

Além do material formal fornecido pelos responsáveis pelo concurso, procure mais informações sobre o mesmo. É possível encontrar vídeos e reportagens com os dados das últimas provas, assuntos que mais caíram, número de candidatos por vaga e dicas de quem entende do assunto, por exemplo.

Procure um material de qualidade

Entre em cursos que te ofereçam uma orientação direcionada para o que você precisa, procurando abranger os principais temas para as provas. A Prepara possui um exemplo disso: o curso de informática para concursos prepara o aluno para a parte técnica de muitos exames. Grande parte dos empregos já utiliza a tecnologia no dia a dia, por isso são cobrados conhecimentos de computação nas provas.

Organize a rotina

É muita coisa para estudar, o que torna necessário criar uma rotina e fazer tudo caber no tempo disponível. Se você estiver na faculdade, nos cursos profissionalizantes ou trabalhando, fica mais difícil ainda! Porém, se fizer um bom plano de estudos, montar um cronograma e definir horários específicos para cada coisa, você consegue se organizar e até curtir umas horas livres no final de semana!

A organização também te ajuda a escolher estratégias eficientes para o seu perfil. Tem dificuldade com alguma matéria? Estude-a no começo do dia, quando você ainda está descansado. Faça pausas a cada hora e tire dias da semana apenas para revisar o conteúdo. Esses são apenas exemplos do que colocar na rotina, pois cada um escolhe o que funciona melhor e adota para si.

Faça provas antigas

Procure as provas de processos anteriores e as refaça como um exercício para os estudos. Tal atividade vai te ajudar muito a visualizar o estilo da prova, o tipo de exercício cobrado, a abordagem das perguntas e as expectativas para as respostas! Quando há questões de conhecimentos mais específicos da sua área, ainda é possível montar o plano de estudos baseados no que mais costuma cair, por exemplo.

Seja persistente

Pode ser que você não passe no concurso no primeiro ano de estudo, o que é bem comum! Lembre-se de que há milhares - ou até milhões - de pessoas disputando poucas vagas. Acredite no seu potencial e dê o máximo de si nos estudos. Se não der certo, você ainda terá a oportunidade de corrigir as falhas e tentar de novo!

Dicas gerais para a prova

Há uma série de dicas muito parecidas com as que damos para a galera do Enem! Não descuide da saúde, nem física nem psicológica, mantendo uma boa alimentação, dormindo o necessário e praticando exercícios regularmente. Na proximidade das provas, diminua a carga de estudos e foque sua mente em se concentrar para a realização das questões.

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!