O LinkedIn é uma plataforma utilizada para fins profissionais, portanto é preciso se comportar de maneira adequada e saber como se tornar interessante para uma empresa e demais usuários. Para te ajudar, reunimos neste texto 6 erros que você não deve cometer. Confira!

1 - Usar uma foto inadequada

Como já dissemos, o LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado de trabalho, então é imprescindível que você mostre ser uma pessoa profissional e comprometida. Por isso, escolha uma boa foto, pois ela será seu crachá dentro da plataforma. As pessoas que visitarem seu perfil terão uma impressão negativa caso em sua foto você esteja numa festa, ou fazendo careta ou, até mesmo, se não houver foto.

2 - Postar coisas inadequadas

Ninguém que está no LinkedIn está interessado em saber quais os passeios que você fez no final de semana ou a qual festa você foi. Poste coisas relevantes para a sua carreira, como trabalhos que você concluiu, etapas que venceu ou uma promoção que ganhou na empresa. Além disso, saiba onde você está postando cada tipo de conteúdo. Não coloque vagas de emprego num comentário de artigo, por exemplo, pois isso é considerado uma atitude imprópria e desrespeitosa.

3 - Exagerar nas suas qualidades

Um problema que muitos podem enfrentar é a autopromoção; mas o que é isso? É quando a pessoa exagera nas próprias qualidades, escrevendo, por exemplo, que é "perfeccionista" ou "muito dedicado". Estas são informações desnecessárias e que são colocadas aos montes nos perfis profissionais. Um recrutador já espera que você busque a perfeição do seu serviço e que seja dedicado a ele.

4 - Ter um perfil incompleto

Algumas informações pessoais são fundamentais para que você tenha um perfil mais completo e atraente para um recrutador, portanto não se esqueça de preenchê-lo corretamente. Além disso, adicione os cursos e especializações que você já fez e que são relevantes para o mercado.

5 - Não interagir com as pessoas

Assim como todas as redes sociais, o propósito do LinkedIn é que você se relacione com outras pessoas; portanto, crie uma rede de contatos interessante e interaja com eles. Isso mostra que você está atento ao que seus colegas estão fazendo e é uma maneira de fazer networking. Não use a plataforma apenas como um mural para seu currículo.

6 - Cometer erros de gramática

Redobre a atenção quando for postar algum conteúdo no seu perfil do LinkedIn. É comum ver erros de gramática, acentuação e pontuação em publicações. Lembre-se de que, para muitos, a primeira impressão é a que fica. Então, se uma empresa encontra essas falhas, suas chances de encontrar uma oportunidade de emprego podem diminuir consideravelmente.

Esses erros são básicos e fáceis de serem evitados; basta atenção e um tempo por dia para cuidar do seu perfil e da sua rede de contatos.

Confira em nosso blog outros textos sobre mercado de trabalho que podem te ajudar a conseguir um emprego e se manter nele.

Qual a importância das redes sociais para os recrutadores?

5 atitudes negativas para sua carreira

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!