Cada vez mais, as empresas no Brasil estão abrindo programas para contratarem trainees. Oferecido principalmente aos jovens recém-formados na faculdade, o profissional contratado para esse cargo iniciará trabalhos importantes dentro de grandes empresas, como um tipo de treinamento para o futuro. O trainee terá relações com muitos setores e deve ter afinidade com a cultura organizacional. É importante que, enquanto se participa do processo seletivo e até mesmo antes de se candidatar, você conheça um pouco sobre a empresa e o trabalho que você fará.

O trainees devem enxergar a organização por inteiro e achar soluções para problemas rapidamente em diferentes caminhos e posições. Um trainee recebe treinamentos e outras formações com o intuito de, futuramente, assumir cargos superiores. Quer saber outras características que as empresas buscam num trainee? Acompanhe o texto!

Principais características

As empresas estão investindo mais nos processos de seleção, como na adoção de aplicativos, games e sites para realizar os testes de raciocínio lógico e para ficarem de olho nos principais candidatos, por exemplo. Já dentro da empresa, há treinamentos e cursos para introduzi-lo à cultura organizacional e apresentar os processos do trabalho. Por isso, espera-se dos trainees resultados práticos e soluções rápidas.

Nem só o currículo em papel e a formação são valorizados. O trabalho em equipe e outros comportamentos dos profissionais podem ser ainda mais importantes. Claro que exercer bem a profissão é essencial, mas isso não é suficiente! Respeitar as políticas da empresa e ter uma boa relação com a equipe, além de conseguir trabalhar bem em conjunto, são pontos a favor. Além desses fatores, são observadas a maturidade, a flexibilidade, a comunicação e a liderança dos candidatos à vaga de trainee. 

Entender como funciona a empresa e o mercado

Muitos dos candidatos à vaga de trainee são recém-formados que querem entrar logo no mercado de trabalho, mas nem sempre estão preparados para encarar o ambiente corporativo. Por isso, as vagas para trainee são muito concorridas e procuradas por esses jovens profissionais. Além disso, as empresas oferecem treinamento para eles entenderem como funciona a companhia e as situações do mercado de trabalho. 

Ser e ter confiança

É comum errar, seja numa carreira maior ou começando como um trainee. Já no início, esses profissionais recebem muitas informações novas e passam por processos que nunca encararam ou por áreas que podem não ser relacionadas à sua formação… Mas a principal dica, caso se cometa um erro em algum ponto, é mostrar para os seus superiores que uma lição foi tirada da situação. 

Ter habilidades emocionais e comportamentais

As corporações não buscam apenas por técnica e teoria, mas também valorizam as habilidades comportamentais e emocionais. Além disso, as empresas buscam propósitos pessoais coincidentes com os da empresa, além das expectativas e dos valores adquiridos durante outras experiências de vida, trabalhos em equipe, treinamentos e feedbacks recebidos.

Diversidade 

As empresas estão buscando ter diversidade em suas equipes; assim, o fato de você não ter fluência em inglês não é algo que te barrará em outras etapas. Por isso, os processos com as chamadas às cegas está crescendo, ou seja, o candidato à vaga vai para a entrevista presencial sem o currículo e sem que o entrevistador tenha algum tipo de acesso a ele. 

A dica mais importante para passar num programa de trainee é dedicar-se a estudar um pouco sobre como a empresa funciona, os seus valores e a sua cultura interna, pois esse alinhamento entre o profissional e a corporação será muito valorizado. Isso ajudará as corporações a terem bons desenvolvimentos de trabalho e bons resultados. 

Por isso, fique de olho no LinkedIn da empresa dos seus sonhos, busque informações e dedique-se! Boa sorte! :) Acompanhe o blog da Prepara e confira outras dicas:

6 erros para não cometer no LinkedIn

7 perguntas que os recrutadores podem fazer para você

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!