O que você imagina do mercado de trabalho no futuro? Os profissionais que desejam conquistar um bom emprego devem estar sempre atualizados quanto às exigências e, a partir disso, aumentarem suas habilidades e conhecimentos. A Prepara vai te mostrar as principais características que as empresas começaram a buscar em seus contratados e que estão gradativamente se tornando mais importantes no mercado de trabalho! Confira:

Dominar mais de uma língua

Hoje todos os cargos e seus níveis exigem o domínio do inglês. Futuramente, o mercado da Ásia e do Oriente Médio será equiparado ou talvez até maior que o mercado europeu e norte-americano. Por esse motivo, uma pesquisa feita pelo British Council afirma que aprender o mandarim é muito importante! E para quem quer se comunicar com o maior número de pessoas possível, além do inglês, as outras línguas mais faladas são o espanhol e o francês.

Programação

Além do domínio de mais de um idioma, não podemos nos esquecer da linguagem da computação! Saber programar não será uma exigência apenas para os profissionais da área, porque com a evolução da tecnologia, “conversar” com os computadores começou a se tornar necessário. Pelo menos um conhecimento básico de manipulação de sistemas já pode tornar o candidato especial!

Gestão de pessoas

Uma grande característica buscada nos profissionais é a capacidade de liderança. Ser líder significa trazer segurança para a equipe e fazer os projetos acontecerem oferecendo ajuda aos funcionários. Uma forma de ajudar é fornecer feedback, dar exemplos, mostrar responsabilidade e criar desafios!

Habilidade social para trabalho em equipe

As atividades e desafios estão cada vez mais solicitando o pensamento em grupo. A habilidade de colaboração, assim como a de liderança, são resultado de um trabalho pessoal de tolerância com o próximo. A inclinação para ajudar e entender o outro é uma habilidade indispensável!

Solução de problemas complexos

Segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, 36% das atividades nos setores da economia exigirão a habilidade para a solução de problemas complexos. Concentrar a atenção para que um objetivo seja alcançado não é uma tarefa fácil, e ser a pessoa que consegue resolver alguma dificuldade na empresa será uma qualidade muito valorizada!

Cognição

Manter uma flexibilidade cognitiva significa adaptar-se à criação de estratégias para diversas situações. Ou seja, isso requer criatividade, raciocínio lógico, a sensibilidade para a resolução de problemas já citada e a visualização crítica do ambiente!

É muito interessante ver como as coisas mudam, não é mesmo? As habilidades exigidas hoje e futuramente estão ligadas principalmente à evolução da tecnologia e, consequentemente, das empresas. A Prepara se preocupa com o seu desempenho no mercado de trabalho, então não deixe de checar os nossos outros posts sobre o assunto!

Venha para a Prepara!

Seja o profissional mais preparado do mercado. Confira os cursos da Prepara! Sua carreira pode seguir o melhor caminho com a gente!