No momento em que você começa a sua carreira, estabelece metas e fantasia o ponto em que almeja chegar. O início dessa jornada pode ser difícil, e depois que essa fase passa, é o momento de começar a progredir e se empenhar para crescer na sua área. Esse é um novo passo a ser trilhado, e é tão importante quanto a entrada no mercado.

Muitas pessoas sonham com a realização profissional. Ter sucesso e ser reconhecido podem parecer objetivos distantes, mas se você se empenhar e seguir o caminho certo, pode conquistar tudo isso, e até bem rápido! Seu triunfo depende só de você mesmo, então se esforce e preste atenção nas dicas que nós da Prepara separamos para te ajudar:

Estabeleça seus objetivos e crie estratégias

O primeiro passo para chegar a um lugar é decidir para onde você quer ir. Defina seus objetivos: o que você sonha para a sua carreira? Como você imagina o seu emprego ideal? Você pode se fazer várias perguntas e, com isso, decidir quais suas principais metas e em quanto tempo pretende alcançá-las. Tendo isso em mente, é o momento de traçar estratégias.

Existem muitos caminhos para a vitória, e antes de qualquer coisa, você precisa ter clareza em suas intenções e começar a partir daí. Esse passo é muito importante, pois define o foco das suas ações e impede que você se perca no meio do caminho. É isso que vai fazer você chegar mais firme ao ambiente de trabalho e propor negociações, que podem ser o melhor artifício para crescer na empresa em que você está.

Apareça

Seja visível dentro da empresa ou na sua área de trabalho. Para que você seja valorizado, é importante que as pessoas conheçam você e o seu trabalho. Participe de reuniões, dê sugestões e mostre seus resultados. Deixe claro para seus companheiros e superiores que você é peça importante naquele meio, e que ainda pode crescer muito.

Saiba competir

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado, e para se destacar, você precisa saber competir. Isso não quer dizer que você deve passar seus companheiros para trás, mas que precisa ressaltar seu trabalho e mostrar a que você veio. Não desvalorize o trabalho dos outros, mas sempre evidencie as coisas boas que você fez pela empresa e as que você ainda pretende fazer. Normalmente, as empresas abrem novas vagas e dão a oportunidade de crescimento, dando preferência a quem já está na equipe. Esse é o seu momento de batalhar!

Adquira novos conhecimentos e habilidades

Muita gente acha que estando dentro de uma empresa e tendo um cargo garantido, não é mais necessário estudar. Esse é um erro muito comum e que você não pode cometer se pretende subir na carreira. Estude, adquira conhecimentos e aprimore suas habilidades. Pode ser fazendo uma especialização, aprendendo um novo idioma ou até lendo muito sobre sua área em livros e blogs.

Além da vantagem clara de adquirir conhecimento, fazendo isso você demonstra interesse e chama a atenção dos seus superiores. Mostrar-se aberto a aprender e se aprimorar é uma grande qualidade, e é fundamental para algumas empresas.

Mantenha um bom relacionamento com todos

Essa dica vale para todas as profissões. Seja gentil e cordial, trate bem todos os colegas e não discrimine as pessoas pelo cargo que elas ocupam. São essas pessoas que vão comentar sobre o seu comprometimento e sua simpatia, e que vão levar a sua boa reputação adiante.

Além do seu ambiente de trabalho, procure criar uma rede de contatos na sua área, mas que não seja necessariamente da mesma empresa. É aí que podem surgir oportunidades e parcerias que podem te levar mais rápido ao seu objetivo.

Saiba receber e responder feedbacks

É através dos feedbacks que você sabe se está fazendo um bom trabalho. Mesmo que os comentários que ouvir sejam negativos, preste atenção e tente melhorar os aspectos citados. Muitas vezes você não percebe onde está errando, e assim fica mais difícil crescer e se destacar.

É muito importante também saber responder os feedbacks. Quando forem apontados aspectos para você melhorar, responda sempre procurando uma solução e não se sinta pessoalmente ofendido. Você receberá críticas em sua carreira, mas elas vêm em prol do trabalho e não são sobre você especificamente.

Persista

Acontecerão muitas coisas durante a sua jornada, e entre elas, algumas que não estavam nos seus planos. Enfrente as situações e tente encontrar a melhor solução para as adversidades. Pode ser complicado no início, mas com o tempo, você verá que a persistência vai abrir muitas portas, e algumas coisas das quais você ia desistir acabam dando certo! Especialmente se você é uma pessoa que sonha alto, a persistência pode ser a chave do sucesso.

Não existe uma fórmula secreta para o sucesso, e por isso esse caminho nem sempre é fácil. Você vai passar por muitas dificuldades, mas quando conquistar aquilo que deseja, verá que tudo valeu a pena e sentirá seu esforço recompensado! Se planejar nunca é demais não é mesmo? Veja aqui como se preparar para o futuro!

Venha para a Prepara!

Quer crescer e se destacar ainda mais? Conheça nossos cursos. Você com certeza encontrará um que fará toda a diferença na sua carreira!