Manter-se estável no trabalho é o desejo de todos, principalmente em momentos de crise em que as demissões acontecem aos montes. Para evitar isso, é preciso se preparar e saber que as suas ações no dia a dia podem definir a sua permanência na empresa. Pensando nisso, separamos algumas dicas de atitudes que você deve tomar para conservar a estabilidade do seu emprego.

Mostrar serviço

Justifique o seu salário trabalhando com comprometimento, mostre eficiência e prove aos seus superiores que você é uma peça importante para o funcionamento da empresa. Execute as suas tarefas sem enrolação, não fique gastando o tempo fazendo outras coisas e cumpra os prazos que lhe foram estabelecidos.

Além disso, esteja focado no que estiver fazendo. Saiba que erros acontecem, mas é preciso manter um nível de atenção para evitar ao máximo as falhas. Desconcentrar-se no trabalho leva a descuidos que podem custar o seu emprego.

Manter a postura profissional

Manter o profissionalismo e demonstrar uma postura exemplar exigem uma série de atitudes, como por exemplo:

Manter a pontualidade

Chegue todos os dias no horário previsto e cumpra o seu horário. Quando acontecer imprevistos, tenha argumentos e motivos suficientes para justificar seu atraso.

Não faltar sem necessidade

Falte apenas quando for necessário e não fique pedindo folga por qualquer coisa. Evite sempre a mentira, que é uma atitude totalmente não profissional e, quando descoberta, poderá custar caro.

Manter a calma em todas as situações

Não deixe que os problemas te façam perder o controle. Ter um surto de estresse no trabalho é uma atitude irremediável e pode causar a sua demissão. Em qualquer situação, mantenha-se tranquilo e com a cabeça fria, para assim buscar as soluções com calma e serenidade.

Deixar a vida pessoal do lado de fora

Não deixe as questões da sua vida pessoal interferirem no seu horário de trabalho. Se estiver passando por alguma situação delicada, converse com os seus superiores sobre a possibilidade de reservar um tempo para resolvê-las.

Não fazer fofoca

Não fique pelos cantos falando mal dos seus chefes ou do local de trabalho. Quando tiver algum problema, procure resolver no diálogo e com profissionalismo. Nunca, em situação alguma, prefira palavras de baixo calão contra os seus superiores ou contra a empresa.

Respeitar e tratar bem os colegas de trabalho

Mantenha a cordialidade e o respeito com todos ao seu redor e não distribua grosserias. Não é necessário estabelecer profundos laços de amizade com os colegas de trabalho, mas sim cultivar uma relação amigável.

Continuar estudando

Esteja sempre antenado no mercado. Não é porque você conquistou o emprego desejado que deve se acomodar. Pelo contrário, esse é o momento de continuar se especializando. Faça cursos que podem contribuir para a sua formação profissional e auxiliar no aumento da produtividade.

Algumas empresas até oferecem aos funcionários a possibilidade de fazer cursos gratuitos ou com grandes descontos, então aproveite isso e continue estudando para desenvolver suas habilidades e aprender assuntos novos.

Ser flexível e saber negociar

Esteja aberto às alterações que podem acontecer durante o seu tempo no emprego, saiba que o mercado é bastante fluido e os cenários às vezes se alteram, e é necessário se adequar a isso. Mostre-se apto e flexível às mudanças e seja alguém que seus superiores tenham a confiança de saber que irá estar sempre disponível a se adaptar a novas condições.

Participar de atividades externas da empresa

Seja participativo nos eventos da empresa, desde um congresso de franqueados até uma confraternização de final de ano. Estabeleça uma certa conexão com os seus colegas de trabalho e mostre que você tem apreço pela empresa em que trabalha. Não seja aquela pessoa que nunca aparece em nada e que todo mundo mal conhece. Pelo contrário, converse, troque ideias e mostre que você está ali para o que precisar.

O blog da Prepara está aqui para te ajudar com essas e outras questões sobre o mercado de trabalho, então continue navegando e confira mais dicas:

Atalhos para você subir rápido na carreira

Atitudes e ações no presente para construir o seu futuro

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!