Escrever um currículo pode ser uma tarefa difícil quando não se sabe o que se deve ou não dizer a respeito de si mesmo. Pensando nisso, a Prepara criou uma lista com 5 erros que você não deve cometer ao enviar o currículo. Confira!

Erros de ortografia

Um dos motivos de um currículo ser rejeitado pode ser por erros de ortografia, e essas falhas podem passar despercebidas se estiver lendo muitas vezes o mesmo documento e estiver habituado a ele. Um modo de evitar que você envie o arquivo com erros é pedir para que outra pessoa próxima de você leia-o também.

Utilizar um modelo padrão

Outro erro que pode ser evitado é não utilizar um modelo padrão divulgado em sites. Esse molde amplamente divulgado é muito utilizado e as pessoas apenas trocam seus nomes e algumas características específicas relacionadas ao seu perfil profissional. Essas palavras-chaves que se mantêm presentes nesses modelos públicos (e que os candidatos também não alteram) são detectadas por sistemas ATS (Applicant Tracking System), um software que seleciona candidatos e elimina aqueles com palavras comuns a esses currículos compartilhados na internet.

Não personalizar o currículo

Outra falha que os candidatos cometem é a de enviar o mesmo currículo para diversas empresas sem modificá-lo. Um mesmo currículo enviado a diferentes empresas dificilmente será selecionado, pois não será capaz de atender aos requisitos de quem está divulgando a vaga, afinal cada vaga possui uma condição específica sobre o trabalho a ser exercido e as habilidades necessárias. Antes de enviar o currículo, verifique se sua personalidade e suas aptidões se encaixam com as solicitadas e deixe essa informação clara no documento.

Omitir suas conquistas

Quando estiver buscando por um emprego, não tente minimizar suas conquistas e não deixe de fora o nome de empresas e pessoas importantes com as quais trabalhou. Existe um termo conhecido por name dropping, que significa mencionar nomes de pessoas e empresas importantes com a intenção de impressionar os outros. Se você acredita que trabalhou com referências na sua área que podem te destacar dos demais, cite-as em seu currículo.

Autoavaliar-se

Outro erro presente no currículo dos candidatos é engrandecer a si mesmo com adjetivos, o que pode passar a imagem de um candidato arrogante e orgulhoso ao recrutador. Deixe que o próprio recrutador o avalie no momento da entrevista e confirme suas qualidades. Neste ponto da autoavaliação, inclui-se também pontuar o nível de aptidão em alguma habilidade (a capacidade de usar o Excel ou Word, por exemplo) por meio de estrelinhas e números, uma atitude que passará a imagem indesejada de imaturidade.

Agora que você já sabe o que não fazer na hora de enviar seu currículo, que tal verificar o que não dizer no dia da entrevista? A Prepara tem um post sobre frases clichês para se evitar na entrevista. Confira!

Venha para a Prepara!

Quer crescer e se destacar ainda mais? Conheça nossos cursos, você com certeza encontrará um que fará toda a diferença na sua carreira!