A entrevista de emprego é um momento decisivo para a conquista de uma vaga. Na maioria dos casos, os examinadores mantém um padrão e costumam fazem perguntas semelhantes, com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre você e sua vida profissional. No post de hoje, nós listamos algumas delas juntamente com dicas do que responder.

Por que você quer trabalhar nesta empresa?

Não há uma resposta pronta e você pode optar por diversas saídas. Uma delas é argumentar que possui as qualificações necessárias para exercer a função. Além disso, diga que os seus valores se encaixam com os da empresa ou que enxerga a vaga como uma excelente oportunidade para aprender e subir na carreira.

É fundamental que suas respostas não pareçam apenas frases decoradas na tentativa de impressionar o examinador. Cada coisa que você disser deve vir acompanhada de pontos bem fundamentados e exemplos para a sua argumentação.

Fale sobre suas experiências

Esse é o momento de falar sobre suas experiências profissionais, citando os trabalhos que já realizou em outras empresas. Se a vaga for para um estágio, fale sobre alguns acontecimentos relevantes durante seu período de estudos e cite algumas atividades de que já participou.

Você pode contar experiências pessoais que considerar relevantes para a entrevista, mas tome cuidado para não narrar fatos irrelevantes sobre a sua vida. Além disso, evite falar mal dos empregos antigos e não minta sobre a maneira como saiu da empresa anterior. Demissões são normais e você não deve inventar histórias para escondê-las.

Qual sua formação?

Procure citar toda a sua formação educacional, evidenciando os pontos principais que forem relevantes para a vaga em questão. Conte sobre a faculdade, os cursos profissionalizantes ou mesmo a especialização que fez pela internet. Todas as experiências de estudos contribuem para te colocar como uma pessoa preparada para o emprego.

Além disso, esse é o momento para você citar os estudos do inglês. Evite mentir sobre o seu nível de domínio do idioma, pontuando o que é necessário melhorar nesse quesito. Se você for uma pessoa fluente nessa ou em outras línguas, evidencie isso para o examinador.

Quais seus pontos fortes?

Evidencie as suas qualidades que julga importantes para a vaga em questão. Tome bastante cuidado para não cair nos clichês e dizer coisas como “gosto de trabalhar”, por exemplo. Seja sincero e mostre ao examinador que você é uma pessoa capaz para o emprego.

Além disso, tenha muita atenção para não transformar a resposta em uma massagem do próprio ego. É preciso transparecer confiança, mas isso é diferente de ser arrogante. Esteja atento para saber dosar de maneira correta os pontos que pretende exemplificar.

E os pontos fracos?

Fuja completamente de respostas clichês, como “sou perfeccionista demais”. Isso são apenas frases vazias que os examinadores já estão cansados de ouvir. Seja sincero e aponte os quesitos que você realmente acha que precisa melhorar.

Novamente, é preciso tomar muito cuidado e não se complicar. Evite citar defeitos muito intrínsecos à sua personalidade e que podem passar uma má impressão ao examinador. Além disso, os seus defeitos profissionais não devem estar totalmente ligados à função que irá exercer. Afinal, um candidato à vaga de design gráfico não pode dizer na entrevista que não consegue usar o Photoshop, né?

Como você lida com pressão?

Essa pergunta pode vir construída de outra maneira, mas costumeiramente possui o objetivo de saber como você age em situações de estresse. Você pode apoiar sua resposta em situações que já aconteceram em outros empregos ou experiências profissionais, contando exatamente como você agiu e o que fez para acalmar os ânimos.

Esse momento pode ser utilizado para você evidenciar algumas características pessoais, como habilidades sociais e inteligência emocional. Apenas tenha cuidado para não se transformar em outro instante falando sobre suas qualidades de maneira desconfortável.

Quais seus objetivos para o futuro?

Essa questão também pode vir no formato de “como você se vê daqui a alguns anos” ou frases nesse sentido. A intenção é visualizar a maneira como você encara a vida e se é uma pessoa focada nos seus objetivos. Fale sobre o seu desejo de aprender, contribuir para a empresa e se estabelecer no cargo.

É importante que você não cite um cargo específico que deseja alcançar, principalmente se estiver sendo entrevistado pelo seu futuro chefe. Além disso, fuja dos clichês e das respostas sobre a sua vida pessoal, que não são adequadas ao momento.

Independentemente da pergunta, a chave para o sucesso em uma entrevista de emprego é se preparar e agir naturalmente. Você não precisa ficar decorando frases ou inventando respostas que não têm nada a ver com a sua personalidade. O importante é ser sincero, dosar as suas falas e filtrar bem o que precisa ser dito.

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!