A procura pelo primeiro emprego é um momento delicado, que mistura sentimentos de ânimo, ansiedade e incerteza. O jovem, em meio a tudo isso, se vê um pouco perdido e inseguro. Mas respire e acalme-se! Há algumas dicas que podem te ajudar a passar por essa época tão complicada e refinar sua busca pelo primeiro trabalho da sua vida profissional.

Crie uma rede de contatos

Conhecer pessoas é algo muito importante para a sua vida profissional. Um bom contato pode ser o responsável por te indicar para uma vaga de emprego ou até mesmo te contratar diretamente. Por isso, mantenha relações cordiais com as pessoas do seu convívio, como professores e colegas de sala. Atualmente, você ainda tem a possibilidade de expandir sua rede de conhecidos pelas redes sociais criadas exatamente com esse objetivo, que é o caso do LinkedIn, por exemplo.

Enriqueça o seu currículo

Pelo fato de ser o seu primeiro emprego, talvez você ainda não conte com experiências prévias de trabalho formal. Porém, ainda é possível enriquecer o seu currículo com outros pontos muito importantes. Veja:

Cursos profissionalizantes

Os cursos profissionalizantes podem ser fundamentais para o início da sua carreira. Geralmente eles são mais curtos e diretos, ensinando exatamente aquilo que você precisa para se inserir no mercado de trabalho. Portanto, escolha cursos que melhor se encaixem com suas preferências profissionais e construa uma formação educacional mais ampla e completa.

Participações em palestras

Certificados de participação em palestras, simpósios, feiras e outros eventos parecidos refletem o perfil de um profissional interessado em se atualizar sobre as novidades do mercado. Isso pode ajudar muito a se destacar no processo seletivo, principalmente se você tiver boas informações para acrescentar durante a entrevista.

Falar mais de um idioma

O jovem fluente em inglês possui uma qualificação muito importante, principalmente para alguém com pouca idade. Sendo assim, é recomendável que você comece a estudar um segundo idioma desde cedo.

Trabalho voluntário

Participações em trabalhos voluntários são uma experiência muito válida para se incluir no currículo. Isso demonstra que você consegue se comprometer com causas e movimentos por acreditar neles.

Projetos pessoais

Algumas áreas levam em conta projetos que você fez por conta própria. A publicidade é uma delas, já que os contratantes podem atentar ao seu portfólio, mesmo que sejam apenas trabalhos criados apenas durante as aulas ou para aprender a usar os softwares de edição.

Atenção ao próprio currículo

Procure encaixar suas qualificações de maneira equilibrada no currículo. Tenha um filtro criterioso e só coloque aquilo que considerar relevante para a vaga em questão.

Prepare-se para a entrevista

Entenda que essa preparação não deve estar focada apenas no momento de se sentar em frente ao examinador. É preciso aprender a se divulgar como um todo, treinando seus discursos e suas maneiras de se descrever, a fim de convencer de que você será um bom funcionário. Assim, você estará mais confiante e apto a se dar bem na entrevista de fato.

Procure programas para iniciantes

Mantenha um foco em vagas criadas propriamente para quem está começando na área, como programas de estágio, trainee e jovem aprendiz. Nesses casos, os contratantes já esperam encontrar pessoas sem experiências profissionais prévias. Além disso, o trabalho possui também o objetivo de ensinar a executar a profissão.

Esteja aberto a diferentes possibilidades

É essencial que você possua um plano de carreira que sirva de guia para te ajudar a conquistar o sucesso que deseja. Porém, isso não deve ser algo fechado exclusivamente às opções de trabalho ideais na sua visão. No começo da vida profissional, é normal que você execute funções que não fazem parte das suas preferências. Você pode não entrar no emprego dos sonhos logo de primeira, e tudo bem se isso acontecer! Entenda que diversas experiências são importantes e devem ser levadas em consideração. O importante é começar!

Esteja sempre preparado

Fique atento às oportunidades que surgirem e não deixe que elas passem diante dos seus olhos. Esteja sempre preparado para encarar novos desafios. Entenda que o mercado de trabalho é muito fluido e aquilo que você desperdiça hoje pode não voltar amanhã!

Não desista

Não se deixe levar pela ansiedade do início da carreira e entenda que as coisas podem demorar um pouco para começarem a dar certo. Não é porque a primeira empresa escolheu outro candidato que você não deve continuar enviando seu currículo a outras. Mantenha-se firme na sua preparação, enriqueça mais ainda o currículo e tente de novo!

Leia com atenção todas as nossas dicas e organize-se. Com muito planejamento e cuidado na preparação, as oportunidades vão surgir na sua vida. Acredite em si mesmo e siga firme!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!