As redes sociais, principalmente o Facebook, caíram no gosto da população. Hoje, já são mais de 70 milhões de internautas – dado fornecido pelo Facebook – que interagem com amigos, compartilham assuntos de interesse e imagens. É também por meio das redes sociais que o público conhece e passa a interagir diretamente com as empresas. Essas plataformas são ótimas opções para a divulgação de produtos e de serviços e para a interação com o público alvo. Por isso, é importante saber monitorar as redes sociais de sua empresa.

Por meio das redes sociais, é possível saber também o que as pessoas pensam sobre uma determinada empresa. As opiniões podem ser publicadas diretamente nas páginas e é possível responder a todas rapidamente. Em caso de reclamações e de problemas, o recomendável é que as respostas sejam datas in-box e que, depois, seja publicada a solução encontrada para o problema.

Os responsáveis pelo monitoramento de redes sociais devem tomar cuidado com o tipo de postagem realizada e com o atendimento prestado aos internautas. Caso contrário, os efeitos colaterais podem ser incalculáveis. “Um péssimo atendimento pode acarretar em mais reclamações e manifestações, fazendo com que a marca da empresa seja muito prejudicada”, orienta Luiz Felipe Campos Gomes, que é sócio diretor da RnW Marketing Digital.

Outra dica importante a ser seguida pelos empresários que investem na comunicação via Facebook é verificar, com frequência, quais são os assuntos que mais agradam ao seu público e fazer um planejamento de postagens, no qual estejam determinados os horários mais interessantes para a divulgação de cada conteúdo. Todas essas informações podem ser retiradas do próprio Facebook. Basta cuidado e bom senso para que as redes sociais sejam verdadeiras aliadas dos negócios.

 

Fonte: Empreendedor