Uma das principais decisões a ser tomada, quando se é jovem, é definir qual carreira seguir. Afinal, o trabalho ocupa boa parte do seu tempo e gostar da profissão escolhida é fundamental para a realização pessoal e profissional. No entanto, de acordo com recente pesquisa realizada pela Universidade Anhembi Morumbi, 27% dos estudantes ainda têm dúvida sobre qual carreira escolher. Pensando nisso, a Prepara Cursos resolveu facilitar tal processo.


Um dos primeiros passos para tomar a decisão correta é conhecer a rotina da profissão em que deseja ingressar, além de fazer uma breve análise de como anda o mercado nessa área. Além disso, vale ressaltar que é fundamental escolher algo com que você se identifica. Essa espécie de autoconhecimento reduz a dificuldade da escolha, já que – desta forma – é possível descartar setores em que a pessoa não se encaixa. E é neste cenário, que o teste vocacional aparece como uma ferramenta bastante eficaz.


Com o objetivo de orientar os jovens nesse momento, a Prepara Cursos, maior rede de cursos profissionalizantes do país, aplica uma avaliação aos candidatos que procuram qualificação profissional e colocação no mercado de trabalho. Oferecido presencialmente nas 600 unidades ao redor do país - e também pela plataforma online -, o teste vocacional identifica possíveis áreas em que o candidato possa trabalhar, como tecnologia, turismo, carreira internacional, indústria e finanças.


Além desta orientação, a rede oferece opções de formação em diversos segmentos por meio de mais de 80 cursos profissionalizantes e do Programa Mais Empregos, que realiza o encaminhamento de profissionais ao universo corporativo através de parcerias estabelecidas com empresários. Nesse encaminhamento, também é levado em conta o resultado identificado no teste como as principais forças e habilidades do estudante.


O presidente e fundador do Grupo Prepara, Rogério Gabriel, acredita que uma das angústias mais presentes na vida do jovem é que com a diversidade de carreiras expostas no mercado, está cada vez mais difícil optar por apenas uma área, e o grande medo dos jovens é errar nesta fase primordial e perder outras oportunidades. “Não é necessário se desesperar caso perceba que o ramo eleito não é exatamente o que deseja, afinal, recomeçar é um dos grandes segredos para conquistar o sucesso. Mas para facilitar esta etapa, converse com pessoas do segmento que se identifica, faça exames vocacionais e cursos livres , que além de ser um investimento a curto prazo, oferece um panorama completo sobre o segmento. E o principal, não tenha medo de errar. Tendo paixão e dedicação, com certeza o jovem alcançará promissores horizontes”, afirma o executivo.


Para mais informações: http://prepara.com.br/testevocacional