Entrar no mercado de trabalho é um desafio e tanto. Mas permanecer nele, com sucesso, talvez apresente ainda mais dificuldades. As exigências profissionais são cada vez maiores e os funcionários precisam se readaptar constantemente. No passado, as empresas se preocupavam principalmente com a competência técnica. O colaborador deveria conseguir exercer a sua função com êxito. No entanto, hoje só a competência técnica não é mais suficiente. Para se manter bem no mercado de trabalho atual, confira abaixo 6 dicas importantes:

1) Domínio da função: consiste em conseguir exercer, com eficiência, a função da vaga desejada.

2) Relacionamento: inclui vários aspectos, como respeito, ética e bom humor para lidar com os colegas.

3) Espírito de equipe: a capacidade de além de fazer as suas funções, ajudar os outros a fazerem melhor suas funções. Consiste em não ficar preso exclusivamente na sua atribuição, saber um pouco sobre todas as tarefas.

4) Dinamismo: Em épocas de crise, é muito importante. É a capacidade de encontrar um bom ritmo de trabalho.

5) Inovação: é a capacidade de ser proativo e inovar. Empresas valorizam pessoas que dão ideias e sugestões. Pessoas que sejam propositivas. Um profissional bom não deve ser descritor de problemas e sim propositor de soluções.

6) Capacidade de entregar resultados: O profissional pode ter todas as qualidades acima, mas se não entregar resultados, não há sentido. É a capacidade de fazer as coisas dentro dos prazos, se possível antes.

 

Com informações do portal IG