Além da formação técnica em cursos profissionalizantes, como montagem de computadores ou programação, o profissional de tecnologia da informação deve contar com habilidades para conseguir se sobressair na carreira. Para te ajudar, nós trazemos algumas dicas de características e competências importantes para quem pretende trabalhar no setor.

Falar inglês

A área de TI utiliza muita coisa da língua inglesa como base, fato exemplificado pelo monte de termos empregados em diferentes contextos da profissão. Possuir um alto nível de proficiência ajuda o profissional a ter acesso a cursos e livros, já que muito material com temas relacionados à tecnologia é produzido originalmente no idioma. Além disso, falar inglês pode trazer grandes oportunidades de trabalho, tanto dentro de empresas multinacionais no Brasil quanto em projetos no exterior.

Boa comunicação

Por mais que o ato de sentar-se na cadeira e programar durante horas pareça uma atividade muito individual, não é bem assim. No processo de criação de um site ou de um aplicativo, por exemplo, é comum que as equipes tenham algumas pessoas trabalhando e trocando conhecimentos para que tudo dê certo e funcione conforme o planejado.  Ao comunicar-se bem e com clareza, o profissional consegue transmitir suas ideias de maneira aberta. Além disso, manter uma relação saudável no ambiente de trabalho é fundamental para construir bons relacionamentos e conquistar contatos importantes para expandir seu networking.

Curiosidade

O setor de tecnologia da informação é muito amplo, com uma série de carreiras profissionais para seguir e diversos conteúdos para estudar e se especializar. Gostar de fato da área e nutrir uma curiosidade constante irá ajudar o profissional a sempre procurar se manter atualizado, além de aprender temas diferentes daqueles com que ele trabalha, incorporando novas habilidades ao currículo.

Criatividade

No dia a dia da profissão, é preciso seguir linguagens de programação, uma série de métodos e padrões para a realização do trabalho. Porém, isso não quer dizer que a área de TI apresenta ofícios mecânicos e automáticos! Muitas situações enfrentadas na rotina pedem um grande “jogo de cintura” do profissional, que precisa utilizar todos os conhecimentos técnicos para resolver os problemas de maneira rápida e assertiva.

Flexibilidade

Pelo caráter de inovação constante apresentado pela área da tecnologia, o profissional precisa continuar se especializando. Muitos conteúdos aprendidos são modificados pouco tempo depois, e é fundamental adaptar-se a isso. Além do mais, graças aos estudos motivados pela curiosidade e pela dedicação à profissão, é possível mudar de carreira e realizar outras funções diferentes que contribuam para alcançar os objetivos.

Foco

A rotina do profissional de TI - principalmente os que estão relacionados com programação ou desenvolvimento de sistemas - pede um trabalho minucioso e concentrado nos detalhes. Afinal, uma linha de código dentre milhões escrita incorretamente pode fazer o programa não funcionar! Por isso, é fundamental desenvolver a capacidade de concentração e de foco, para que assim, passar horas e horas de frente para a tela não se torne algo desgastante.

Visão de negócios

Nas últimas décadas, muitas empresas que cresceram e dominaram o seu nicho são baseadas na tecnologia da informação, caso do Facebook e do Google. Isso indica que o setor demanda um conhecimento da parte técnica somado também a uma visão empreendedora, já que oferece boas oportunidades de negócios. O profissional que conseguir apresentar uma habilidade de gestão - pensar em reduzir custos e resolver os problemas de maneira funcional, por exemplo - terá destaque no mercado de trabalho, tanto para ser funcionário de uma companhia quanto para abrir a própria startup!

Veja mais algumas dicas que vão te ajudar a construir sua carreira profissional!

5 dicas para profissionais no começo da carreira

Como se preparar para o sucesso profissional em 2019

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!