A aprendizagem da robótica representa um campo de conhecimento que vem crescendo cada vez mais, alcançando a mesma importância do domínio de uma segunda língua entre os jovens que se preparam para ser os profissionais do futuro! A área traz inúmeros benefícios, sobretudo para a vivência escolar, ao reunir conhecimentos interdisciplinares em uma única abordagem ativa e divertida. Aqui, nós explicamos como a robótica pode incentivar novas interpretações do mundo e, consequentemente, influenciar positivamente o rendimento escolar. Confira!

Beneficia o raciocínio lógico

O aprendizado da robótica está diretamente relacionado aos conhecimentos envolvidos no ato de programar. Ao escrever um novo código, o aluno deve ser capaz de definir uma série de instruções para o computador, que, em resposta, irá realizar determinadas tarefas ou movimentos quando acionados. Dessa forma, ao programar o jovem  estará exercitando suas ideias de uma maneira diferente e também irá dialogar diretamente com o processo de resolução de problemas.

Como resultado, o raciocínio lógico torna-se usual e instiga  a pensar fora da caixa, ajudando os alunos a ter um melhor desempenho nas disciplinas de matemática e física, por exemplo. Ainda, o exercício da lógica também beneficia outras habilidades importantes para o desenvolvimento futuro, como a atenção e a concentração.

Melhora a interpretação de textos

A programação é, de uma maneira geral, o ato de escrever usando diferentes códigos, certo? Assim, é necessário atenção na hora de identificar e compreender quais ações cada linha do código estará definindo dentro do projeto. Nesse caso, a coesão, a coerência e a capacidade de expressar ideias de maneira sucinta tornam-se essenciais e, aos poucos, os jovens  começam a dominar essas habilidades também. Além da facilidade para o ato de programar em si, o aluno irá sentir uma clareza ainda maior na hora de organizar pensamentos e ideias, o que irá influenciar diretamente no seu desempenho em disciplinas ligadas às humanidades, como história, geografia, língua portuguesa e redação, por exemplo.

Estimula o contato com a língua inglesa

Outro benefício interessante que a robótica pode trazer para a rotina escolar  é a proximidade que essa área de conhecimento tem com a língua inglesa. É usual encontrar uma série de materiais, apostilas e projetos escritos em inglês, o que irá proporcionar um contato ainda maior do adolescente  com esse segundo idioma. Portanto, mesmo que indiretamente, essa abordagem multidisciplinar da robótica irá aproximar o aluno de novos vocabulários, reforçar os conhecimentos e ainda contribuir para que o aluno esteja um passo mais próximo da tão sonhada fluência.

Incentiva o trabalho em equipe

Focado em dinâmicas coletivas, o aprendizado da robótica envolve uma série de situações em que o trabalho em equipe e a colaboração são fundamentais. Como consequência, os alunos aprendem a lidar desde cedo com o respeito às ideias de outras pessoas, discutindo opções e abordagens distintas com atenção mútua, e sempre procurando a melhor solução para os contratempos que acompanham os projetos. A longo prazo, a habilidade será extremamente positiva, contribuindo para uma realidade em que todos  participem de dinâmicas em grupo de maneira extremamente colaborativa e saudável.

Aguça a curiosidade e a criatividade

A robótica parte do pressuposto da curiosidade e da criatividade, já que um robô pode ser capaz de realizar uma série incontável de ações se você programá-lo de diferentes formas. No entanto, nesse segmento, é muito comum encontrar contratempos e se ver desafiado a procurar por soluções para tais situações. Por isso, o aluno pode deixar a imaginação fluir e testar uma série de abordagens distintas para um problema, uma atitude em que o jovem é incentivado a pensar fora da caixa e usufruir da possibilidade de explorar alternativas e exercitar habilidades que também podem ser muito interessantes para o dia a dia escolar e acadêmico.

Aumenta o interesse pelo aprendizado

A robótica é uma área de conhecimento capaz de reunir os ensinamentos da física, da matemática, da programação e até mesmo de arte e design em exercícios práticos e divertidos. Diante do desafio envolvendo o trabalho em grupo, voltado principalmente ao objetivo de criar um robô e fazê-lo funcionar adequadamente, as aulas de robótica despertam a atenção e a curiosidade, e auxiliam no pensamento lógico e crítico de uma maneira leve, transformando os conhecimentos puramente técnicos em uma abordagem completamente diferente dos métodos de ensino tradicionais.

O resultado, é claro, não poderia ser diferente. Alunos tornam-se ainda mais engajados e interessados em aprender e adquirir novos conhecimentos, preocupando-se em proporcionar soluções inovadoras e muito criativas!

O aprendizado da robótica reúne uma série de benefícios interessantes, ampliando seus conhecimentos escolares e ajudando-as a desenvolver habilidades que pode ser um diferencial no seu futuro acadêmico e profissional!

Se você gostou desse texto, aproveite e confira também:

8 expressões do inglês que você precisa aprender

5 tipos de inteligência que você precisa desenvolver para o mercado de trabalho

Como funciona a carreira de youtuber?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!