Uma das etapas mais importantes da produção de um vídeo é a edição! É nesse momento que você corta os erros de gravação, insere transições precisas entre as cenas, cria efeitos de animação e coloca músicas de fundo. Para se sobressair no YouTube, é fundamental que você poste vídeos com boas edições que impressionem seu público e tornem a experiência de assistir seu conteúdo mais agradável. Então, para te ajudar, nós separamos 5 dicas de softwares de edição para você começar a mandar bem como youtuber. Confira!

Windows Story Remix

O Story Remix foi lançado para ocupar o lugar de software gratuito de edição de imagens e vídeos da Microsoft deixado pelo clássico Movie Maker. Por meio de uma interface moderna e intuitiva, é possível cortar partes da gravação e inserir imagens e trilha sonora, por exemplo. Não apresenta tantos recursos quanto uma opção paga, mas já se coloca como uma boa alternativa para youtubers em início de carreira que pretendem realizar suas primeiras edições!

Hitfilm Express

O software apresenta recursos que o aproximam de um programa de edição profissional, como os efeitos visuais 2D e 3D e a possibilidade de corrigir cores e sons. Não é preciso pagar financeiramente para usar o HitFilm; os desenvolvedores só requisitam que o usuário se registre no site da plataforma e compartilhe o link para o download em alguma rede social.

Adobe Première

O Première é um dos softwares de edição mais utilizados no mercado. Para usá-lo é preciso adquirir a licença e pagar a mensalidade do pacote Adobe. A interface possui um visual bem profissional, criando um workflow onde é possível gerenciar uma série de abas com diferentes funcionalidades. O software funciona bem tanto para edições simples em casa quanto para a finalização de longas-metragens inteiros!

Devido à sua ampla empregabilidade no mercado de trabalho - em agências de publicidade e produtoras, por exemplo -, aprender a utilizar o Première é um requisito importante para os editores. Além disso, o software trabalha em sintonia com outros programas da Adobe, como o Audition - para tratamento de áudio - e o After Effects - para modelagem de efeitos especiais e animação -, propiciando uma edição mais completa e profissional.

Vegas Pro

O produto, lançado pela Sony e posteriormente adquirido pela MAGIX, é uma alternativa para disputar mercado com o Première, sendo também muito presente nas agências de criação e produtoras, por exemplo. A usabilidade do software também pede conhecimentos mais apurados de edição, contando com uma série de transições, recursos de texto, efeitos de vídeo e funcionalidades para tratar som e imagem.

Final Cut

O Final Cut é um software desenvolvido pela Apple para funcionar nos produtos da marca. Há profissionais do ramo que preferem trabalhar com Macbooks e iMacs, já que a empresa promete configurações otimizadas para edições de vídeos. O programa oferece funcionalidades avançadas e também pede um conhecimento mais apurado para aproveitar todos seus recursos.

Todos os softwares listados acima oferecem boas opções para a edição de vídeos. Cabe ao youtuber escolher os que mais se adequam às suas preferências e ao seu orçamento. É possível começar utilizando a versão mais básica de um programa gratuito e evoluir nos estudos até conseguir empregar os recursos mais avançados dos softwares pagos! Para isso você pode realizar alguns cursos na área, como o da Prepara! Acesse o link abaixo e conheça:

Curso - Youtuber

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!