Um descanso merecido depois dos estudos ao longo do primeiro semestre é uma ótima ideia, não é mesmo? No entanto, agora que o mês de julho chegou ao fim, é hora de renovar as energias e retomar a rotina de estudos. É claro que esse momento envolve deixar as férias para trás, mas é preciso se preparar para encarar os livros e retomar o hábito de estudar regularmente. Para te ajudar, nós organizamos algumas dicas para você começar o segundo semestre com o pé direito. Anota aí! 

Hora de mudanças

Antes de dar início aos seus estudos e voltar à rotina com gás total, separe um tempinho para refletir sobre o seu desempenho ao longo do primeiro semestre deste ano. Esse pode ser o momento ideal para perceber o que não deu certo ao longo dos últimos meses e pensar em maneiras de mudar esses hábitos! Se você tinha dificuldades com uma disciplina específica, por exemplo, vale reestruturar o seu cronograma de estudos e dedicar algumas horas a mais durante a semana a rever os conteúdos. Já se a procrastinação te perseguiu durante os estudos, vale procurar alternativas para focar nos livros e ser mais produtivo. 

Atenção ao planejamento

Seguindo a dica anterior, é interessante aproveitar o momento de reflexão e organizar os seus estudos ao longo das próximas semanas. Manter um controle das disciplinas que você precisa estudar e quais os conteúdos que devem ser revisados em casa pode ajudar muito! Se você irá prestar vestibular, lembre-se de conferir as datas da prova e já deixá-las anotadas na agenda. Isso pode ajudá-lo a distribuir os estudos de maneira mais organizada e evitar a ansiedade. Já para os estudantes de cursos livres ou que estão cursando o ensino médio, vale perguntar para os professores em quais semanas serão aplicadas as provas e avaliações, planejando os estudos também com antecedência. 

Cuidado com a rotina de sono

Durante as férias, os nossos horários costumam mudar bastante, não é mesmo? Por isso, voltar à rotina pode ser um exercício cansativo. Para evitar esse desconforto, opte por adiantar o despertador aos poucos, gradualmente. O mesmo vale para os horários em que você se deita para dormir. Uma rotina de sono saudável e dormir as horas necessárias durante a noite é importante para manter-se bem-disposto ao longo do dia e estar atento aos conteúdos que você irá estudar.

De olho na saúde

Assim como uma boa noite de sono, retomar os estudos também exige atenção à alimentação. Se você aproveitou as férias para comer muitas delícias, volte à sua alimentação normal aos poucos, preferindo ingerir alimentos leves, saudáveis e naturais, com muitas frutas, legumes e verduras. Caso o descanso desse último mês também tenha afetado o seu hábito de praticar atividades físicas, retome os exercícios. A prática de esportes ajudará você a se sentir disposto e pronto para os desafios da sua rotina de estudos. 

Reveja as suas metas 

Por fim, que tal dar uma olhadinha nas metas que você traçou no início do ano? É importante relembrar o quão longe você gostaria de ter chegado nos seus estudos e se você está próximo - ou não - de alcançar esses objetivos até o final do segundo semestre! Nesse momento, lembre-se de refletir se as suas metas ainda estão coerentes com o que você almeja, ou mesmo se elas se mantêm realistas de acordo com as mudanças que podem ter ocorrido na sua vida. Não tenha medo de criar novas metas, mudar as antigas ou mesmo deixar algumas para trás, caso elas não sejam mais significativas para você e seus sonhos! 

E aí, está pronto para retomar os estudos e voltar às aulas? O segundo semestre está só começando; portanto, vamos lá! Você ainda pode alcançar os seus objetivos, concluir o seu curso ou ano escolar com ótimas notas e até mesmo conquistar a tão sonhada aprovação na universidade que você tanto deseja. Para isso, basta preparação, foco e dedicação. :)

Se você gostou desse post e deseja conferir mais dicas para a sua organização pessoal, leia também:

7 dicas para você aprender a aprender

Você não se sente preparado para o futuro? Mude isso agora!

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!