O começo do ano é o momento para analisar tudo o que deu certo no último ano e o que precisa ser melhorado no que está iniciando. Nos estudos, ter essa percepção é fundamental para alcançar os resultados esperados. Neste texto você vai entender a importância da análise de 2019 e conhecer algumas técnicas de estudo para adotar em 2020. Confira!

Analise seus estudos em 2019

Para começar a pensar sobre qual a técnica de estudo mais adequada ao seu estilo, pense em como foi seu 2019 em relação às suas notas, aos objetivos traçados e àqueles que foram alcançados ou não.

Nessa análise preste atenção no método de estudo que você adotou durante o ano, pois isso é fundamental para criar o seu plano de estudo para o novo ano letivo. Algumas técnicas e métodos para estudar são mais indicadas para determinados tipos de disciplinas, por isso veja se a maneira como você estudou foi eficaz.

Prepare-se para 2020

O sucesso nos estudos depende de uma série de fatores, como a elaboração de um bom cronograma, uma rotina de estudo constante, um ambiente adequado e uma técnica definida para estudar. Existem vários métodos e técnicas de estudo, e cada pessoa escolhe a que melhor se adapta ao seu estilo. Veja agora algumas opções:

Mapa mental

Esse método consiste em criar um diagrama destacando as partes principais de uma disciplina, colocando o assunto principal em evidência, puxando setas e escrevendo em cores diferentes para chamar a atenção quando for revisar o conteúdo. Essa técnica é indicada para quem tem boa memória visual!

Gravação de áudio

Uma alternativa para quem tem a audição mais aguçada é a gravação de áudio da matéria que está sendo estudada. Você fala em voz alta os pontos mais importantes da disciplina enquanto grava. Após terminar, é só reproduzir o arquivo quantas vezes e onde você quiser.

Resumos

Os resumos são voltados para aquelas disciplinas que têm muito conteúdo teórico. Nele o estudante seleciona os assuntos mais relevantes e os escreve de maneira que facilite a lembrança das informações. É aconselhado que se use as próprias palavras para produzir um resumo, evitando uma cópia do material original. Esse método ajuda a entender o conteúdo em vez de decorá-lo.

Crie conexões e músicas

Algumas pessoas preferem criar conexões que parecem aleatórias, mas que ajudam a lembrar de determinado conteúdo; seja uma data, seja o nome de alguém importante ou até mesmo uma fórmula matemática. Outra técnica, ensinada até por professores, é a de criar pequenas músicas que ajudam a lembrar de dados importantes, como os elementos da tabela periódica ou siglas.

Método Pomodoro

Nessa técnica o estudante baseia seu estudo em tarefas e tempo. Ficou confuso? Então veja só como funciona:

- Elabore uma lista de tarefas.

- Estude sem interrupção durante exatamente 25 minutos. Depois de estudar, fazer uma pausa de 5 minutos. Está liberado caminhar, se alimentar e mexer nas redes sociais.

- Passados os minutos de descanso, você deve estudar por mais 25 minutos sem interrupções, e assim sucessivamente até terminar o conteúdo.

- Após estudar por 25 minutos pela quarta vez, o descanso é de meia hora.

Esses passos ajudam a criar uma rotina de estudo mais objetiva e menos cansativa, uma vez que as pausas para descanso são melhor distribuídas ao longo das horas de estudo.

Exercícios práticos

Simular exercícios de provas e testes é uma boa saída para pôr em prática o que você passou tanto tempo estudando. Por isso, resolver exercícios é fundamental para ajudar a assimilar o conteúdo e identificar pontos que você precisa estudar mais. Para as disciplinas exatas, essa prática é ainda mais indicada!

Como vimos, existem muitas maneiras de estudar, e algumas delas podem andar lado a lado durante o seu processo de aprendizado. Qual método você mais gosta de usar na hora dos estudos? Conte para nós aqui nos comentários! Aproveite e confira outros textos do nosso blog.

Técnicas de memorização para ajudar nos seus estudos

Como continuar estudando nas férias?

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!