Estudar é uma atividade que exige muito do corpo e da mente das pessoas. Dependendo do que se está estudando, a tarefa se torna ainda mais difícil se você não tiver bons hábitos. Confira neste texto algumas práticas para adotar e se dar bem nos estudos.

Escolha o método de estudo

Existem diversos estilos e métodos de estudos, com focos e desenvolvimentos diferentes uns dos outros, como o Método Pomodoro que é baseado na divisão do estudo por tempo de 25 minutos intercalados com breves pausas para descanso, os resumos e fichamentos, que exploram a capacidade de síntese do conteúdo, destacando o que é mais importante para ser memorizado, e o mapa mental, que também destaca os pontos mais relevantes, escritos em cores e letras diferentes, para chamar a atenção de quem está lendo, explorando assim outros pontos do cérebro e dos sentidos. Saiba com qual você mais se familiariza e use-o para otimizar o seu tempo quando for relembrar o conteúdo estudado.

Crie o hábito da leitura

A leitura é uma atividade que abre a mente e desenvolve capacidades diversas, como criatividade, curiosidade e interpretação de texto, além de aumentar o seu vocabulário. Crie uma rotina de leitura, mesmo que seja apenas um pouco por dia. O mais importante é exercitar o cérebro para aumentar a sua capacidade de compreensão do que está sendo lido.

Conheça seu momento ideal para estudar

As pessoas são diferentes e têm momentos distintos de maior produção, por isso saiba qual é o seu e estude nessas horas. Adapte a sua rotina para ter livre o período do dia em que você rende mais e, assim, conseguirá absorver melhor o conteúdo estudado.

Tenha um local de estudo

O ambiente em que você estuda é importante para o seu rendimento e para a sua capacidade de entendimento do assunto estudado. Isso porque se for um ambiente de fácil distração, escuro ou barulhento, provavelmente você precisará gastar mais energia para se concentrar naquilo que está fazendo. Por isso, para ter um bom rendimento, escolha um local bem arejado, com luz natural e silencioso.

Saiba usar o tempo

Planeje o que você estudará no dia, crie um roteiro e pense no tempo que vai ficar estudando. Ter esse hábito permite que você tenha mais controle sobre o que está estudando e ainda perceba de forma clara se está em dia com o que foi planejado.

Algumas ações simples podem ser realizadas para melhorar o seu rendimento nos estudos. E se você quer conferir mais dicas, confira outros conteúdos do nosso blog:

Saiba como escolher a profissão certa

Dicas para melhorar a sua escrita em inglês

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!