A rotina de muitas pessoas é corrida e cheia de atividades; por isso, nem sempre a nossa mente funciona da maneira como deveria, o que pode gerar perda de memória, queda no rendimento das atividades ou até doenças mais sérias. Para evitar que aconteça algo assim, vamos te mostrar algumas atividades que contribuem para a saúde do cérebro e que mantêm a mente ativa. Confira!

Faça exercícios regularmente

O exercício físico tem papel importante em manter a mente ativa e saudável. Isso acontece porque, ao se exercitar, alguns hormônios que ajudam a desestressar e a ter mais prazer para realizar tal atividade são liberados pelo corpo. Isso torna a mente mais capaz de enfrentar diferentes situações.

Estude um novo idioma

O conhecimento nunca é demais, por isso, para manter sua mente ativa, procure aprender um novo idioma, assim você exercita o seu cérebro ativando as funções de memória. O benefício nesse caso não é apenas mental, mas também intelectual, já que você aprenderá uma nova língua, e consequentemente, uma nova cultura.

Leia com frequência

A leitura também é aconselhável para manter o cérebro funcionando corretamente. Não há necessidade de ler grandes livros ou conteúdos muito complexos. Encontre um tema que você se identifique, procure uma revista, um site ou um livro sobre ele e pratique a leitura. Além dos benefícios intelectuais, você estará aumentando seu vocabulário e seu conhecimento sobre o assunto.

Treine o seu cérebro

Os jogos e brincadeiras de lógica são excelentes para quem deseja manter a mente ativa, pois estimulam diversas áreas do cérebro e exigem que se tenha atenção, cuidado, inteligência e, claro, lógica para resolver os enigmas. Quando essa prática de jogos se torna comum no cotidiano, você cria uma rotina de treinos para o seu cérebro que contribui para o seu bem-estar.

Jogue jogos de tabuleiro

Muitos jogos de tabuleiro ajudam a manter o cérebro ativo e, com isso, auxiliam na melhora de suas funções. Escolha aqueles que te façam raciocinar e ser estrategista, e que exijam mais atenção para vencer. Nesse caso, vencer o jogo é o que menos importa, pois você verá, com o tempo, os benefícios dessa prática.

Exercite a sua memória

Treinar a memória também é uma atividade interessante para manter a mente ativa e funcionando bem. Para exercitá-la, você pode optar por jogar os clássicos jogos de memória e os quebra-cabeças, que vão estimular a sua memória fotográfica e o raciocínio lógico. Além disso, existem técnicas de memorização que podem ser utilizadas para memorizar coisas que você ache importante, como datas marcantes. Faça associações para te ajudarem a se lembrar de datas e fatos.

Faça palavras cruzadas

A brincadeira pode ser vista como um passatempo, mas faz muito mais do que apenas te distrair. Quando se tem o hábito de fazer palavras cruzadas, a mente é alimentada constantemente com conhecimento, uma vez que os enigmas estimulam o aprendizado de novas palavras e de fatos históricos. Além disso, o jogador tem um ganho de escrita e de vocabulário, uma vez que está em contato com diversas palavras que podem ser novas para ele.

Ter o hábito de exercitar a mente pode ser mais prazeroso quando feito com brincadeiras e atividades que misturam o conhecimento e a diversão. 

Quer ver mais conteúdos interessantes do nosso blog? Acesse:

12 perfis para estudos no Instagram

Filmes de sucesso inspirados em livros

Venha para a Prepara!

Quer garantir um futuro ainda mais brilhante? Conheça os cursos profissionalizantes da Prepara e esteja pronto para o mercado de trabalho!